A madeira mais antiga do mundo é descoberta na Tchéquia

14/02/2020 às 10:002 min de leitura

No ano de 2018, uma rodovia estava sendo construída próxima a cidade de Ostrov, na Tchéquia. O que era para ser uma simples escavação para a aplicação da estrada acabou se tornando muito mais do que isso. Durante as obras que estavam sendo feitas na região da Boêmia Oriental foi encontrado o objeto feito de madeira considerado o mais antigo do mundo. Um artigo publicado no periódico Journal of Archaeological Science descreve o achado.

(Fonte: Xataka Ciencia/Reprodução)

A pesquisa foi escrita por um grande conjunto de cientistas. Entre eles estão os tchecos Michal Rybnícek, Petr Kocár, Jaroslav Peška, Radko Sedlácek e Tomáš Kolár, e os alemães Bernhard Muigg e Willy Tegel.

O objeto encontrado na Tchéquia

Os escavadores encontraram uma estrutura de um poço de água. Com uma base quadrada de 80 cm por 80 cm e 140 cm de altura, o objeto era feito a partir da madeira de árvores como o carvalho e a avelã. E, ao que tudo indica, é do período Neolítico.

Segundo informações obtidas pelos pesquisadores que analisaram a estrutura, as árvores utilizadas para a produção do objeto devem ter sido derrubadas entre os anos de 5.256 a.C e 5.255 a.C. A construção do poço revela que os ancestrais neolíticos daquela região tinham ferramentas boas e um impressionante conhecimento de habilidades sofisticadas de carpintaria.

Este é o terceiro poço do período Neolítico a ser descoberto na Tchéquia nos últimos quatro anos.

Como foi medida a idade da madeira

O tempo de vida do carvalho foi descoberto por meio da dendroconologia, que é um método científico para estabelecer a idade de uma árvore a partir dos anéis em seu tronco. A madeira de carvalho que foi encontrada estava em ótimas condições, o que facilitou os estudos em cima do objeto. Durante seu crescimento, as árvores produzem, anualmente, grandes anéis em suas estruturas.

(Fonte: Florestal Brasil/Reprodução)

Caso a temporada seja de seca ou de frio, esses anéis ainda são produzidos, porém eles ficam mais estreitos. Quando o clima é bom, os anéis que se formam são maiores e mais grossos. Dessa maneira, a dendroconologia é uma ótima maneira de descobrir as situações climáticas passadas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: