Coronavírus é mais contagioso do que imaginamos, diz estudo

20/03/2020 às 12:001 min de leitura

Pesquisadores do Centro Médico Erasmus em Roterdã, na Holanda, descobriram que o Coronavírus é mais contagioso do que os cientistas pensavam inicialmente. Segundo o estudo, aqueles que tem a Covid-19 podem infectar outras pessoas com um simples espirro ou tosse, mesmo nos estágios iniciais da doença.

“Nesta infecção, identificamos níveis muito altos de vírus nas vias aéreas superiores, no nariz e na garganta ”, declarou o chefe do Centro Médico, Marion Koopmans. Os primeiros sintomas variam a depender do caso, mas costumam ser confundidos com sinais de gripe ou resfriado.

Pessoas com a Covid-19 em estágios iniciais podem ou não apresentarem sintomas. No entanto, com sintomas aparentes ou não, elas já são vetores de contaminação. Nesse sentido, um indivíduo pode pensar que está resfriado ou gripado e continuar circulando pela cidade, permitindo que o vírus circule. 

(Fonte: Chris Smith/Reprodução)(Fonte: Chris Smith/Reprodução)

O especialista Marion Koopmans notou o potencial de contágio do Coronavírus quando, ao estudar a evolução da Covid-19 na Holanda, ele se deparou com casos de origem não rastreável. 

Diante disso, ele e sua equipe começaram a fazer testes em profissionais da saúde nos hospitais onde os casos em análise foram relatados. A equipe descobriu que alguns desses profissionais estavam levemente doentes, mas já eram altamente infecciosos.

Por esses motivos, o distanciamento social é a melhor estratégia para evitar que o vírus se dissemine ainda mais. São necessários estudos mais aprofundados para determinar exatamente qual porcentagem da população que tem o vírus e analisar se os governos devem adotar medidas mais rígidas. 

Diversas pessoas têm encarado o distanciamento social como um verdadeiro desafio. Se você se enquadra nesse grupo, aqui vai uma boa notícia: a Globoplay liberou um pacote de filmes e séries de graça por 30 dias. Fique em casa e aproveite!

Coronavírus é mais contagioso do que imaginamos, diz estudo via TecMundo

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: