Quasar: principais características dos gigantes objetos astronômicos

27/03/2020 às 08:001 min de leitura

O Universo é fascinante, mas tudo fica ainda mais intenso quando os elementos são detalhados e é possível perceber a magnitude de cada um deles. É o caso do quasar, abreviação de objeto quase estelar, corpos que se parecem com estrelas quando vistos por telescópio, apesar de serem ainda maiores. São tidos como um dos elementos mais energéticos do Universo devido à grande quantidade de energia que expelem no decorrer do tempo.

Para perceber a sua magnitude, o tamanho de cada quasar se aproxima ao de uma galáxia inteira. São tantas características interessantes que o objeto é continuamente estudado por astrônomos, como foi recentemente feito por um grupo que analisou 13 quasares, observando seu comportamento e como ele afeta o ambiente ao redor. A pesquisa rendeu seis estudos e foi publicada no Astrophysical Journal, um periódico científico.

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

Resultados encontrados

Entre os dados coletados pelos astrônomos foi constatado que o vento e o gás que saem do quasar viajam pelo Universo a uma velocidade superior a 64 milhões de quilômetros por hora, chegando a atingir bilhões de graus Celsius. No entanto, os pesquisadores perceberam que o fenômeno é extremamente prejudicial às galáxias próximas, pois as atingem como tsunamis, causando danos intensos. Uma das maiores consequências é que os gases acabam destruindo as estrelas que estão em processo de formação e espalham todo o material dos astros pelo espaço.

Outro ponto levantado pela pesquisa foi que uma grande quantidade de radiação é capaz de parar o desenvolvimento de novas estrelas em grandes galáxias, e esse tipo de atividade é exatamente o que o quasar faz após absorver quantidades de matéria espacial. Ou seja, pode haver uma forte conexão entre os dois fenômenos, dando abertura para estudos futuros que expliquem ainda mais o Universo, a sua origem e o seu funcionamento.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: