Conjuntivite pode ser sintoma da covid-19, segundo especialistas

02/04/2020 às 09:002 min de leitura

A Academia Americana de Oftalmologia divulgou um comunicado em 31 de março, no qual afirma que a conjuntivite poderia estar associada à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Os estudos recentes dos especialistas sugerem que a condição era um sintoma. Um estudo publicado no Journal of Virology analisou cerca de 30 pessoas confirmadas com a covid-19 na China e por meio delas conseguiu descobrir que um dos pacientes tinha conjuntivite enquanto todos os outros tinham o coronavírus presente nas secreções oculares.

(Fonte: Dr. Oftalmologista)(Fonte: Dr. Oftalmologista)

A conjuntivite é uma inflamação da membrana externa do globo ocular e no interior das pálpebras. Além de deixar os olhos vermelhos, também provoca coceira, ardência e olhos lacrimejantes com frequência.

Uma outra pesquisa publicada no New England Journal of Medicine afirma que de 9 pacientes de cerca de 1099 que testaram positivo para a covid-19 tinham conjuntivite.

O olho pode ser um meio de entrada para o novo coronavírus no corpo, assim como o nariz e a boca, que são tocados pelas pessoas constantemente. Devido a isso, por exemplo, os oftalmologistas estão alertando que as pessoas que usam lente de contato passem a usar óculos durante este período para evitar o contato das mãos com os olhos.

(Fonte: Dr. Oftalmologista)(Fonte: Dr. Oftalmologista)

A Academia também alertou para que os médicos dos olhos fiquem atentos aos pacientes que chegam ao consultório com conjuntivite e relatem caso eles também apresentem outros sintomas da doença como tosse, febre e falta de ar. Ainda segundo a entidade, uma enfermeira de Washington relatou à CNN que viu muitos de seus pacientes idosos diagnosticados com a covid-19 apresentarem-se com conjuntivite antes de outros sintomas.

Embora seja apenas para deixar os médicos em alerta, o mesmo comunicado garante que a conjuntivite pode ser considerada como um sintoma raro em comparação com os mais frequentes e anteriormente divulgados. Mas é importante tomar os cuidados recomendados pelos especialistas com relação à prevenção de infecção do novo coronavírus, não deixando de lavar sempre as mãos com água e sabão e/ou álcool gel todas as vezes em que se fizerem necessário.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: