Missões da Space X podem contaminar todo o sistema solar

06/04/2020 às 04:182 min de leitura

Enquanto Elon Musk acelera seus planos para mandar sua nave Starship, com capacidade para cem tripulantes, em viagens por todo o sistema solar (e, em particular, para Marte) a partir de 2024, a comunidade de astrobiólogos começa a se preocupar com o que poderemos deixar nos planetas visitados.

“Marte é um dos principais candidatos a hospedar algum tipo de vida microbiana. No entanto, existe o risco de humanos cheios de micróbios contaminarem o planeta. E isso pode ameaçar vida alienígena ou tornar impossível descobrir se algum micróbio tem origem marciana ou terrestre”, explicou a astrobióloga e diretora do Observatório de Bayfordbury, Samantha Rolfe, em artigo para o site The Conversation.

Segundo Elon Musk, serão necessários um milhão de humanos para construir uma civilização viável e auto-sustentável em Marte,Segundo Elon Musk, serão necessários um milhão de humanos para construir uma civilização viável e auto-sustentável em Marte,

Segundo ela, a “missão de Elon Musk pode ser mais catastrófica do que um passo ousado na exploração espacial. O anúncio de que estamos perto de ter naves tripuladas cruzando o sistema solar é emocionante, mas não posso deixar de ter reservas morais sobre isso; minha preocupação é principalmente astrobiológica”.

Veja tambémNovo protótipo da Starship implode durante teste da SpaceX

Na bagagem, quase tudo - menos armas

Mesmo que todo o trabalho de preparação de uma missão espacial siga protocolos rigorosos, os riscos de contaminação existem. O Tratado do Espaço Exterior (homologado em outubro de 1967) só proíbe armas no espaço.

Em abril de 2019, a sonda espacial israelense Beresheet caiu na Lua e pode ter espalhado milhares de tardígrados desidratados e amostras de DNA pela superfície do satélite. Durante as missões Apolo, os astronautas da NASA deixaram não apenas pegadas, como também fezes humanas. Como será a exploração de Marte?

A Lua, agora, conta com uma população de tardígrados.A Lua, agora, conta com uma população de tardígrados.

“A SpaceX deveria adiar o envio de pessoas a Marte até termos os resultados das próximas missões de detecção de vida, os rovers Mars e ExoMars”, diz a astrobióloga. “Musk não parece muito preocupado com a contaminação. Se levasse esse assunto a sério, esperaria ver em seu site algo como 'Proteção planetária da Space X'. Mas esse não é o caso.”

A cientista aponta que o problema não atinge somente a possível vida existente em Marte. “Os astronautas também seriam expostos à radiação do espaço profundo durante a viagem de seis meses para o planeta, que não tem atmosfera que os proteja. A tecnologia contra radiação está ainda engatinhando. Acrescente a isso o impacto ambiental dessas missões, liberando muito dióxido de carbono. Os riscos de contaminar Marte, ferir astronautas e danificar o meio ambiente são muito reais”.

Contaminação nos dois sentidos

Existem dois tipos de contaminação planetária: a reversa (do espaço para a Terra) e a direta (da Terra para outros astros). Um grupo de trabalho chamado Comitê de Pesquisa Espacial (COSPAR) se reúne a cada dois anos para desenvolver diretrizes sobre a contaminação interplanetária, usando como base o Tratado do Espaço Exterior.

A Agência Espacial Europeia trabalha no projeto de módulos para abrigar os primeiros colonos na Lua.A Agência Espacial Europeia trabalha no projeto de módulos para abrigar os primeiros colonos na Lua.

Segundo a diretora para Proteção Planetária da NASA, Catharine Conley, o objetivo é sempre melhorar os protocolos para missões espaciais. “É essencial que eles sejam a base norteadora de toda missão desde o seu início, e os engenheiros precisam segui-los ao projetar sistemas tripulados para viajar além da órbita da Terra."

Missões da Space X podem contaminar todo o sistema solar via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: