Conheça o cogumelo que se parece com dedos de zumbi

13/07/2020 às 05:002 min de leitura

Existe um grupo no Facebook chamado Mushroomcore, com cerca de 30 mil membros, cujo objetivo é compartilhar fotos e histórias de cogumelos. Apesar de serem estudantes do assunto, até mesmo eles às vezes se surpreendem com algumas formas meio sinistras, como é o caso dos chamados Dedos do Homem Morto (Xylaria polymorpha).

Fonte: Regan Daniels/Facebook - ReproduçãoFonte: Regan Daniels/Facebook - Reprodução

Em junho passado, Regan Daniels da Carolina do Norte postou algumas fotos no grupo que mais pareciam parte de um relatório do IML. Ela escreveu: “Vi o fungo dos dedos (ou dedos dos pés neste caso) do morto, que eu literalmente pensei que fosse uma decoração de Halloween!”. 

Fonte: Regan Daniels/Facebook - ReproduçãoFonte: Regan Daniels/Facebook - Reprodução

Apesar do susto, as fotos viralizaram imediatamente, e algumas pessoas pensaram que eram falsas. Mas Daniels explicou como conseguiu a foto: "Encontrei o cogumelo no oeste da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em um parque que frequento", afirmou ela ao site Bored Panda. 

Histórias dos Dedos do Homem Morto e outros cogumelos

O cogumelo descoberto por Daniels começou a crescer debaixo de um tronco cercado por outros parecidos. Talvez a sua própria conservação no local tenha se dado pela aparência assustadora. Qualquer pessoa que prestasse atenção, de repente chamasse a polícia ou fugisse rapidamente do local. 

Fonte: Plant & Tree Lovers/Facebook - ReproduçãoFonte: Plant & Tree Lovers/Facebook - Reprodução

Os Dedos do Homem Morto aparecem anualmente na base de tocos de madeira de faia (muito usada na indústria moveleira), ou em certas raízes. Geralmente, o cogumelo emerge em tufos de três a seis "dedos" que se dobram como se fossem as juntas artríticas de um cadáver em decomposição. 

Fonte: Fair Grounds/Facebook - ReproduçãoFonte: Fair Grounds/Facebook - Reprodução

Chamados de "estromas", essas massas de filamentos formam o corpo de um cogumelo com estruturas brancas semelhantes a dedos com um revestimento preto. A princípio são chamados de "cogumelos em frascos" que, pela sua cor escura, são ignorados nas sombras das florestas.  

Cogumelo Urna do Diabo ou Urna de Cinzas (Fonte: divinebunbin/Blogspot - Reprodução)Cogumelo Urna do Diabo ou Urna de Cinzas (Fonte: divinebunbin/Blogspot - Reprodução)

Dedos do Homem Morto são uma espécie de frutificações de fungos muito comuns na Grã-Bretanha, na Irlanda, em grande parte da Europa continental e em algumas regiões da América do Norte. 

Orelha gelatinosa ou orelha-de-pau (Fonte: teacher400/Reddit - Reprodução)Orelha gelatinosa ou orelha-de-pau (Fonte: teacher400/Reddit - Reprodução)

Esse tipo de cogumelo não é considerado comestível. Mas é bem provável que, se adotado pela gastronomia atual, não fizesse tanto sucesso quanto as nossas queridas e tradicionais Dedos de Moça.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: