Usar uma arma com o cano dobrado, como nos desenhos, funciona?

31/07/2020 às 09:592 min de leitura

Um experimento perigoso foi divulgado na última quinta-feira (30) pela equipe do canal DemolitionRanch no YouTube: a comprovação científica de que, se você fosse forte o suficiente para dobrar o cano de uma arma de volta para si mesmo, uma manobra clássica que o Coelho Pernalonga sempre usa contra Hortelino Trocaletra, a bala realmente faria a curva.

Há algum tempo, o programa Caçadores de Mitos no Discovery Channel, também preocupado com essa importante questão teórica, realizou uma experiência similar, e a bala surpreendentemente fez a curva, porém perdeu muito da sua força, o que confirma a Teoria do Pernalonga, na qual Hortelino sempre sai chamuscado.

A Tese de Pernalonga, fonte da pesquisa (Fonte: Warner Bros./Divulgação)A Tese de Pernalonga, fonte da pesquisa (Fonte: Warner Bros./Divulgação)

Material e Métodos

Para a testagem atual, o pessoal do DemolitionRanch evoluiu um pouco na aplicação da metodologia, dobrando o cano de um rifle automático num ângulo de quase 180 graus para trás, de forma que a suposta bala pudesse atingir em cheio a pessoa que disparasse a arma. Na ausência de um Hortelino, os pesquisadores construíram uma plataforma para testar remotamente a sua hipótese.

Os dois resultados para os quais a Física Mecânica clássica apontaria seriam a bala arrebentar o cano logo antes da curva ou que ela ficasse presa completar totalmente a estreita curva. 

Contudo, confirmando parcialmente a Física Bizarra dos desenhos animados, quando o rifle foi finalmente disparado de uma distância segura, a bala fez a curva como se fosse um Lewis Hamilton turbinado e saiu na ponta do cano, destruindo a massa de mira no processo.

Discussão e Aplicações Práticas

Concluído o experimento, e antes que uma revista científica -- ou de quadrinhos -- possa divulgá-lo oficialmente, a grande questão que se coloca é a seguinte: caso você estivesse roubando cenouras, ou mesmo fazendo alguma atividade lícita, uma manobra como essa seria capaz de salvar sua vida de um balaço?

A resposta é um sonoro não. Para dobrar um cano de uma arma desse tipo você teria que ser, no mínimo, o Super-Homem. E mesmo que fosse (o que é uma outra hipótese a ser testada), provavelmente deixaria um aperto exagerado no cano com sérias consequências, a não ser que você fosse mesmo o Homem de Aço.

Nesta experiência científica, o cano foi previamente aquecido e dobrado de uma forma cuidadosa para que o diâmetro interno do cano se mantivesse intacto, permitindo a passagem do projétil. 

Por favor, não tentem repetir a experiência em casa.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: