A caminho de Marte, sonda chinesa tira foto incrível da Terra

07/08/2020 às 09:002 min de leitura

A espaçonave chinesa Tianwen-1, que tem Marte como seu destino final, capturou uma fotografia impressionante da Terra e da Lua enquanto realizava sua primeira manobra de correção durante sua longa jornada para o planeta vermelho.

A imagem feita no dia 27 de julho, quando o foguete já estava a mais de 1,2 milhão de km do seu local de origem, foi feita em preto e branco e exibe a Terra em formato crescente ao lado de seu pequeno satélite. Os dois objetos de grande massa figuram contra a vastidão escura do Universo.

A missão chinesa para Marte

(Fonte: Administração Espacial Nacional da China)(Fonte: Administração Espacial Nacional da China)

A espaçonave Tianwen-1 tem como objetivo orbitar o planeta vermelho e então lançar um veículo de exploração espacial na sua superfície. A primeira etapa do projeto deve ser concluída em fevereiro de 2021, enquanto a introdução do astromóvel ocorrerá em meados de abril ou maio.

Às 19h do primeiro dia de agosto, o foguete ativou seus propulsores por um período de 20 segundos com o objetivo de realizar sua primeira manobra de correção de rota. Nesse instante, a Tianwen-1 já cumpria 230 horas de viagem e encontrava-se a 3 milhões de km da Terra.

Em comunicado para a imprensa chinesa, o oficial da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), Geng Yan, declarou que a espaçonave deve realizar mais quatro ou cinco correções antes de chegar a Marte. Os pequenos ajustes também servem como teste para o sistema de propulsores da nave, que será utilizado para desacelerar a entrada da Tianwen-1 no planeta.

O foguete é embutido com câmeras de média e alta resolução designadas para estudar e mapear o planeta vermelho. Porém, a ferramenta utilizada para capturar a imagem da Terra e da Lua foi feia por um dos sensores ópticos de navegação — que normalmente ficam direcionados para Marte.

China já havia fotografado Terra e Lua no passado

(Fonte: Administração Espacial Nacional da China)(Fonte: Administração Espacial Nacional da China)

Em 2014, a espaçonave chinesa Chang'e-5 T1 também conseguiu o feito de capturar uma imagem da Terra e da Lua em conjunto enquanto atravessava o Espaço. 

O projeto fazia parte de uma missão experimental lançada para testar tecnologias chinesas de análise lunar. No retrato obtido pela Chang'e-5 T1, é possível observar o lado mais distante da Lua, enquanto a Terra figura em menor tamanho no fundo da imagem.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: