São Francisco: por que o céu da cidade ficou laranja?

10/09/2020 às 10:002 min de leitura

O céu da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, assumiu há alguns dias um tom alaranjado, fenômeno relacionado com os incêndios que assolam o estado da Califórnia. Apesar da aparência "infernal", a qualidade do ar permanece boa, graças a uma "camada marinha".

Essa camada marinha, explicou o meteorologista Mike Nicco à ABC News, "é uma área estável de ar que não sobe e, por isso, bombeamos continuamente ar mais limpo do oceano". Porém, segundo o profissional, essa camada costuma se dispersar no período da tarde, e é por isso que os moradores da região começam a sentir um cheiro de fumaça.

Laranja é o novo céu

Um boletim da emissora ABC explicou que esse tom alaranjado que tomou conta do céu da chamada Cidade Dourada veio trazido pelo vento diretamente da região ao sul  da Bay Area, local onde cresce o Bear Fire, na verdade um conjunto de incêndios que duram dias.  

Ontem à tarde, o céu estava tão escuro que parecia ter anoitecido e, em alguns locais, caíam cinzas como se estivesse nevando. As fotos desse cenário assustador, principalmente de um horizonte de São Francisco que parecia ter saído diretamente de um filme de ficção, inundaram as redes sociais, num misto de beleza e tristeza.

Cuidados a serem tomados com a fumaça

À medida que a camada de cinzas se torna mais densa em algumas áreas urbanas, elas acabam bloqueando a luz do Sol e escurecem o céu, segundo as autoridades. A combinação do céu escurecido com o bloqueio da luz solar causou uma inesperada queda de temperatura justamente num dos verões mais quentes da história. 

O professor da Universidade Católica de Santa Fé, dr. John Balmes lançou um alerta a todos os moradores da cidade, pedindo para que tomem precauções para não inalar diretamente a fumaça. "Fiquem em casa com as janelas fechadas, a ventilação voltada para a recirculação e, se possível, tenha na sala um purificador de ar", disse. 

O meteorologista Drew Tuma, do canal ABC, explicou que tudo isso deve ser feito antes que as pessoas comecem a sentir o cheiro da fumaça dentro de casa, pois, quando chega a esse ponto, a qualidade do ar já estará muito ruim. 

Fonte: Jessica Christian/San Francisco Chronicle/Getty Images/ReproduçãoFonte: Jessica Christian/San Francisco Chronicle/Getty Images/Reprodução

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: