Maior tubarão já existente tinha 18 metros e 45 toneladas

19/10/2020 às 07:302 min de leitura

Em 2016, a mais assustadora entre as criaturas marinhas que habitaram os oceanos primitivos da Terra recebeu o nome científico de Otodus megalodon, mas desde a descoberta de dentes fossilizados desse tubarão gigante, em 1875, seu tamanho jamais havia sido cientificamente determinado – até agora. Um grupo de paleontobiólogos determinou as dimensões daquele que é carinhosamente chamado de “Meg” por roteiristas de Hollywood.

O estudo, publicado na revista Scientific Reports, mostrou que o icônico tubarão tinha entre 15 e 18 metros de comprimento e pesava 45 toneladas. Ele é considerado estatisticamente um ponto fora da curva.

“Meg”, comparado com seus parentes, é extraordinariamente maior.

“Ainda é um tubarão impressionantemente grande. O O. megalodon é um outlier, porque quase todos os outros tubarões não planctívoros [animais que se alimentam de plâncton] têm um limite de tamanho geral de sete metros. Apenas algumas espécies modernas, como o tubarão-baleia ou o tubarão-frade, se aproximam desse tamanho”, explicou o paleobiólogo da Universidade DePaul em Chicago Kenshu Shimada.

Mais ou menos extinto

O megalodonte pertence à ordem dos lamniformes, grupo que inclui animais com duas barbatanas dorsais e uma anal; cinco fendas branquiais; olhos sem membrana; e boca estendendo-se para além do nível dos olhos. 

Para determinar seu tamanho, os pesquisadores usaram como base as medidas de espécies atuais (a biologia das formas extintas é mal compreendida; por serem cartilaginosos, o que se sabe deles provém de dentes fossilizados). 

Um dente de O. megalodon (à esquerda), comparado com um de tubarão branco (à direita).Um dente de O. megalodon (à esquerda), comparado com um de tubarão branco (à direita).

“Os resultados sugerem que um O. megalodon tinha, em valores aproximados, uma cabeça de 4,65 m de comprimento, uma nadadeira dorsal de 1,62 m de altura e uma cauda de 3,85 m. Análises morfométricas sugerem ainda que suas nadadeiras dorsal e caudal foram adaptadas para uma locomoção predatória rápida e longos períodos de natação”, diz o estudo.

Em seis das dez mil simulações, a pesquisa mostrou uma chance de 1% de existirem megalodontes vivos ainda hoje.

Maior tubarão já existente tinha 18 metros e 45 toneladas via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: