Detectores de metal amadores acham túmulo de senhor da guerra anglo-saxão

26/10/2020 às 12:002 min de leitura

Um túmulo de um provável senhor da guerra anglo-saxão encontrado na região próxima a cidade de Berkshire, na Inglaterra, pode apontar uma importância maior da área do que os historiadores acreditavam anteriormente. O mais incrível é que tudo começou com um casal de detectores de metal amadores!

Um grande achado!

Em 2018, Sue e Mike Washington se depararam sem saber com uma antiga sepultura, e ficaram tão interessados que fizeram três viagens para o local. No início, o equipamento dos dois parecia apontar que havia apenas uma ferramenta agrícola enterrada, mas a última visita revelou duas taças de bronze.

Compreendendo a importância do que haviam encontrado, eles registraram a descoberta no Portable Antiquities Scheme (PAS), voltado para arqueólogos amadores e administrado pelo Museu Britânico e o Museu Nacional do País de Gales.

(Fonte: Universidade de Reading/Reprodução)
(Fonte: Universidade de Reading/Reprodução)

Depois disso, um arqueólogo do PAS investigou o lugar, recuperando mais taças e pontas de lança de ferro que sugeriram um possível enterro anglo-saxão.

Senhor da guerra Marlow

Junto com os objetos já descobertos, foi encontrado um esqueleto apelidado de Senhor da Guerra Marlow, que estava cercado de outras armas, incluindo uma espada com uma bainha decorada que possuía uma marca de corte, possivelmente indicando danos durante combate e servindo de prova que a arma não era apenas para decoração.

(Fonte: Universidade de Reading/Reprodução)
(Fonte: Universidade de Reading/Reprodução)

Outros itens presentes ao redor de Marlow, como tigelas de bronze e um vaso de vidro, sugerem que o homem viveu durante o século VI d.C., menos de cem anos após o fim do domínio romano na Grã-Bretanha.

(Fonte: Universidade de ReadingReprodução)
(Fonte: Universidade de Reading/Reprodução)

Segundo Gabor Thomas, arqueólogo da Universidade de Reading e responsável pela escavação completa após a investigação inicial do PAS, o sepultamento fornece mais informações sobre a política da região, que até então era considerada uma fronteira entre grandes comunidades anglo-saxãs posicionadas ao redor das regiões que atualmente englobam Londres e Oxford.

O local proeminente e a quantidade de bens enterrados com Marlow são evidências de prestígio, o que comprova que ele era um líder da área, o que a torna mais importante do que uma simples divisa. “Eles fizeram uma declaração clara sobre a liderança desse indivíduo para a tribo que vivia aqui”, explicou Gabor.

(Fonte: Universidade de Reading/Reprodução)
(Fonte: Universidade de Reading/Reprodução)

Agora, Thomas e a Universidade de Reading estão realizando uma campanha para arrecadar fundos a fim de realizar testes químicos e genéticos nas ossadas do senhor da guerra, para definir com precisão qual era sua idade no momento da morte.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: