Eximus IV é o veículo com a maior eficiência energética do mundo

17/11/2020 às 04:002 min de leitura

O Eximus IV, um veículo sobre trilhos construído por estudantes, provou ser o mais eficiente do mundo ao participar do concurso anual Delsbo Electric. A equipe responsável pelo desenvolvimento do veículo venceu a competição ao quebrar o recorde mundial de eficiência energética.

O concurso Delsbo Electric acontece anualmente na Suécia, com equipes de todo o mundo testando seus veículos elétricos ultraeficientes, percorrendo um caminho sobre trilhos com 3,36 km de comprimento usando o mínimo de energia possível no trajeto.

(Delsbo Electric/Reprodução)
(Delsbo Electric/Reprodução)

O Eximus IV vem sendo bem-sucedido desde a sua primeira participação no evento, em 2016, e se tornou uma espécie de lenda na competição. Em 2020, conseguiu quebrar o recorde mundial como o veículo mais eficiente ao atingir a eficiência energética de 0,517 watts-hora por pessoa por quilômetro. Em teoria, com esse consumo energético, o Eximus IV seria capaz de transportar uma pessoa para o outro lado do mundo usando apenas 1 litro de gasolina.

O consumo energético de cada veículo concorrente é medido em watts-hora e dividido pelo número de passageiros. No primeiro ano em que o Eximus IV participou, ele conseguiu atingir o consumo de 0,840 watts-hora por pessoa por quilômetro. Em 2019, este valor já havia baixado bastante, para 0,603. Agora, em 2020, o recorde foi quebrado novamente.

(Delsbo Electric/Reprodução)
(Delsbo Electric/Reprodução)

A pista construída pela Delsbo Electric para a competição é equipada com uma tecnologia capaz de monitorar o desempenho de cada veículo, e a equipe responsável pelo desenvolvimento do veículo é formada por uma colaboração entre a Dalarna University e a Chalmers Technical University, na Suécia.

O detalhe curioso dessa história é que o veículo, apesar de ser extremamente eficiente no quesito consumo de energia, não é tão bom assim em sua velocidade. Uma pessoa andando em uma bicicleta pode facilmente acompanhar o Eximus IV em sua viagem, com podemos ver no vídeo acima.

Vale lembrar que o Eximus IV não é um carro que vamos poder encontrar nas ruas. No entanto, competições como esta são usadas para ajudar no desenvolvimento de pesquisas no campo de eficiência de combustíveis que, posteriormente, podem ser usadas nos veículos comerciais.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: