Inventora de 15 anos é a 1ª 'Criança do Ano' da revista Time

07/12/2020 às 13:002 min de leitura

A adolescente Gitanjali Rao (15) de Lone Tree, Colorado, foi nomeada como a primeira “Criança do Ano” pela revista Time, selecionada entre 5 mil candidatos americanos que se destacaram na categoria infanto-juvenil, entre 8 a 16 anos de idade. A mais nova personalidade do ano, considerada garota prodígio, foi responsável por criar dispositivos focados em resolver “problemas do mundo”.

Em entrevista para a atriz Angelina Jolie, Gitanjali comentou um pouco mais sobre seus ideais e criação, assim como sobre tudo que mudou em sua vida desde quando passou a iniciar a carreira nos ramos científico e tecnológico.

“Não pareço uma cientista típica. Tudo o que vejo na TV é um cientista mais velho, geralmente branco e homem”, disse a jovem. “Meu objetivo realmente mudou, não apenas em relação a criar meus próprios dispositivos para resolver os problemas do mundo, mas inspirar outros a fazerem o mesmo também. Porque, por experiência própria, não é fácil quando você não vê ninguém como você. Então, eu realmente quero transmitir esta mensagem: se eu posso fazer isso, você pode fazer, e qualquer um pode fazer.”

A inventora também divulgou mais detalhes sobre seu aplicativo Kindly, criado para combater o cyberbullying. “Você digita uma palavra ou frase e ele é capaz de localizá-la se for bullying, dando a você a opção de editá-la ou enviá-la do jeito que está”, comentou. “O objetivo não é punir. Como uma adolescente, eu sei que os adolescentes tendem a atacar às vezes. Em vez disso, dá a você a chance de repensar o que está dizendo para saber o que fazer da próxima vez.”

Quem é Gitanjali Rao

Estudante da STEM School Highlands Ranch, escola especializada em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, Gitanjali Rao acumula diversas indicações e premiações em seus poucos anos de vida, surgindo como uma das mais jovens cientistas da história norte-americana. Em 2017, com apenas 12 anos de idade, a inventora-mirim venceu o Discovery Channel Young Scientist Challenge por conta da criação de um dispositivo detector de chumbo em água potável.

Além disso, neste mesmo ano, Gitanjali foi reconhecida pela revista Forbes e nomeada, pela Time, como Top Jovem Inovador.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: