4 habilidades fascinantes recém-descobertas dos animais

27/02/2021 às 08:001 min de leitura

Todos os dias, novas informações são coletadas sobre as habilidades dos animais. Temos um esforço recorrente de cientistas e pesquisadores para revelar tudo sobre as criaturas que convivem conosco. Cada vez mais nos aprofundamos na biologia dos bichinhos e o que eles podem fazer.

Por isso, separamos algumas capacidades que foram descobertas há pouco tempo para você aprender mais.

1. Cachorros podem farejar o calor

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

O olfato dos cachorros é 100 vezes mais sensitivo que o dos humanos. Porém, o mais fascinante é que eles podem até mesmo farejar radiação térmica e o calor em si! Essa característica serve como uma vantagem em relação às suas presas quando eles desenvolvem alguma condição que limita sua visão ou audição.

2. Cobras rastejam com movimento de laço

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

O movimento de laço das cobras foi descoberto em janeiro de 2021, e caracteriza-se por uma locomoção que permite a escalada em cilindros verticais – como o tronco das árvores. Ele foi consolidado como o quinto tipo de locomoção das cobras, sendo os outros: o retilíneo, ondulação lateral, sinuoso lateral, locomoção concertina e movimento de escalada.

3. Roedores são animais empáticos

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Uma pesquisa publicada em março de 2020 no jornal Current Biology observou o comportamento empático em roedores. Os animais foram treinados para puxar alavancas e ganhar torrões de açúcar. Quando uma das alavancas dava um choque nos ratos, os demais paravam para ajudá-lo. Ou seja, eles são criaturas sociais e que se preocupam uns com os outros!

4. Os animais podem perceber o tempo

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Um estudo conduzido pela Universidade de Northwestern descobriu que cachorros e outros animais conseguem mensurar o tempo. Ou seja, seu cachorro sabe quando é a hora da comida! Uma parte de seus cérebros consegue decodificar a passagem do tempo de acordo com memórias e episódios específicos.

Qual dessas habilidades recém-descobertas dos animais você achou mais fascinante? Deixe seu comentário abaixo!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: