Por que o céu é da cor azul?

02/04/2021 às 03:002 min de leitura

Você já parou para pensar por que o céu é azul? Muitos acreditam que a cor que vemos é resultado do reflexo do oceano, porém isso não é verdade. A resposta para essa pergunta é um pouco longa, mas simples. Descubra agora.

Qual a cor que a luz solar emite?

Fonte: Dan Gold/StockSnapFonte: Dan Gold/StockSnap

A luz que vem do sol é uma mistura das cores do arco-íris. Quando ela chega à atmosfera da Terra, se espalha por todas as direções por meio dos gases e partículas presentes no ar, parecido com um prisma.

Isaac Newton foi quem descobriu que o prisma pode ser usado para separar diferentes cores e formar um espectro. 

O cientista ainda provou que cada tom de cor consiste em comprimentos de onda diversos. O vermelho, por exemplo, tem as ondas mais longas e a violeta as mais curtas. Quanto menor for a onda, com mais força elas são espalhadas.

Então, por que não vemos o céu violeta?

Fonte: Fernando Cravioto/PixabayFonte: Fernando Cravioto/Pixabay

Se essa cor é a que tem mais força para se alastrar, por que enxergamos azul? A explicação é simples: isso acontece por conta dos nossos olhos.

Nós distinguimos as cores usando os cones da nossa retina, que são células fotorreceptoras. Cada retina contém, em média, cinco milhões de cones de três tipos diferentes, o que deixa algumas cores mais sensíveis aos nossos olhos. São elas o vermelho, azul e verde.

Quando o violeta atinge a atmosfera, ela perde um pouco de sua força na luz. Além disso, nossos olhos são menos sensíveis a este tom. Sendo assim, enxergamos a segunda cor com o menor comprimento de onda, o azul.

Em um dia sem nuvens, a cor do céu fica ainda mais forte porque as moléculas no ar espalham a luz com mais facilidade.

Por que o pôr do sol tem cores diferentes?

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Quando o sol está se pondo, tudo isso muda. Neste momento, enxergamos tons de vermelho e laranja. Isso acontece por que a luz azul está se espalhando onde a estrela se move, ficando fora da nossa linha de visão.

Se o ar estiver limpo, enxergamos um pôr do sol mais amarelado, pois a luz solar já passou por uma longa distância no ar. Em áreas mais poluídas, a cor fica avermelhada, já que a luz precisa passar por uma camada mais espessa da atmosfera. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: