Por que não devemos deixar louça suja 'de molho' na pia?

12/04/2021 às 07:002 min de leitura

Um dos hábitos mais comuns em todas as residências do planeta, o de deixar pratos sujos na pia da cozinha, é também uma tarefa cujo adiamento é campeão de desculpas: falta de tempo, sono, é a vez do outro e há até mesmo quem diga que é melhor mesmo deixar os pratos de molho para iniciar o processo de limpeza.

É claro que, após uma boa refeição, qualquer coisa é melhor do que lavar imediatamente as louças e talheres. No entanto, essa procrastinação faz muito mais mal do que bem. Em uma entrevista divulgada na rádio 720 ABC Perth, da Austrália, uma psicóloga da saúde iniciou uma campanha para tentar mudar essa mentalidade e descobrir por que deixamos aquela bagunça na pia.

Fonte: Dreamstime/ReproduçãoFonte: Dreamstime/Reprodução

Barbara Mullan, que é também professora da Curtin University, na cidade australiana de Bentley, passou anos estudando o comportamento humano na cozinha, e seu projeto de pesquisa buscava entender por que as pessoas não se envolvem em procedimentos seguros de manuseio alimentar.

A conclusão é que quanto mais você deixa pratos sujos na pia, mais tempo e ambiente propício os microrganismos terão para se desenvolver. No caso de pessoas que deixam os utensílios de cozinha “marinando” em água morna, o resultado pode ser uma produtiva sopa de bactérias.

A contaminação cruzada

Fonte: SK News/ReproduçãoFonte: SK News/Reprodução

Um dos fenômenos mais comuns, e perigosos, que podem ocorrer em uma cozinha é a chamada contaminação cruzada, que acontece pela troca de agentes biológicos (fungos, bactérias e vírus) quando manipulamos uma determinada peça de proteína animal, como carne crua, em uma tábua, e depois a utilizamos, sem lavar, para picar vegetais, por exemplo.  

Quanto aos microrganismos nocivos, a cozinha é uma fonte inesgotável de fungos e bactérias prejudiciais à saúde. Quando preparamos carnes ou frutos do mar, estamos expostos a altas concentrações de Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, entre outros.

E. coli (Fonte: Super Candida/Reprodução)E. coli (Fonte: Super Candida/Reprodução)

Portanto, a dica é: ainda que você esteja um pouco desconfortável após o jantar, jamais deixe de levar pratos e talheres, para evitar o crescimento desses micróbios. Se você não tiver uma lava-louças, use água quente e esfregue a louça com bastante sabão. Ah, e não se esqueça de substituir constantemente as esponjas, que são um dos maiores focos de germes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: