Aranha-caçadora: ela não precisa de teias para matar

04/07/2021 às 12:002 min de leitura

A aranha-caçadora é um dos predadores mais eficientes e aterrorizantes da natureza, sendo capaz de abater suas vítimas sem a necessidade do uso de teias. Essa especialização a coloca como um animal extremamente ágil e calculista, visto que dispõe de táticas furtivas para alcançar suas presas sem ser notada, apesar de possuir um tamanho relativamente grande.

A família Sparassidae, com origem em um ancestral comum do sudeste de Ásia, integra mais de 1200 espécies de aranha-caçadora, com 155 delas dominando as terras australianas. Esses aracnídeos têm preferências por climas quentes e temperados e se destacam por possuir inúmeras habilidades especiais, conseguindo eliminar alvos através de sacos de ovos, camuflagem ou liberação de veneno, como é o caso da aranha-caçadora.

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

As aranhas-caçadoras adultas podem atingir um comprimento total de 1,5 metro e pernas de até 13 centímetros durante suas fases adultas. Essas dimensões assustadoras, apesar de as colocarem como um dos maiores aracnídeos da Terra, não impedem que elas se desloquem com extrema velocidade, e espécies como a Holconia hirsuta e a Beregama aurea conseguem ser mais velozes que o recordista mundial Usain Bolt.

Quanto à reprodução, os membros da família Sparassidae possuem distinções claras entre a participação do macho e da fêmea no processo de procriação. As atividades sexuais se iniciam com os espécimes masculinos, que são atraídos pelo feromônio de fêmeas e as atraem através de vibrações no estômago. Os relacionamentos costumam ser duradouros e geralmente apenas a fêmea está viva durante a liberação dos ovos.

Cuidar da casa é cuidar da vida

Por possuírem hábitos noturnos, as aranhas-caçadoras são dificilmente detectadas e gostam de se esconder em locais sombreados enquanto estudam suas vítimas. Devido à ejeção de um veneno altamente tóxico, sua picada é considerada uma das mais dolorosas do reino animal e enquanto é fatal para insetos menores, pode deixar sérios traumas em humanos que forem atacados.

(Fonte: Facebook / Reprodução)(Fonte: Facebook / Reprodução)

A dor da picada pode durar horas e causa sérias inflamações que aumentam a frequência cardíaca da vítima, resultando em dores de cabeças, alucinações e outros sintomas. Ao se deparar com uma aranha-caçadora, pense bem sobre seu próximo passo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: