Peixinhos-dourados abandonados viram monstros nos EUA

23/07/2021 às 06:002 min de leitura

Um incidente digno de um filme de ficção assustou recentemente a população de uma cidade dos Estados Unidos (EUA): vários peixes-dourados “monstros” apareceram, e com o tamanho dezenas de vezes maior do que atingem em aquários. Capturados durante uma expedição ao lago Keller, os animais abandonados por seus donos foram considerados uma “espécie invasora” pela prefeitura de Burnsville, no estado de Minnesota.

Fonte: Ty Houck/SWNS/ReproduçãoFonte: Ty Houck/SWNS/Reprodução

Na conta oficial da entidade no Twitter, as autoridades apressaram-se em fazer uma publicação pedindo: "Por favor, não solte o seu peixinho-dourado de estimação em lagoas e lagos!". O problema é que, soltos na natureza, esses bichinhos começam a comer sem parar, crescendo além da conta e causando sérios danos ao ecossistema.

Além disso, esses peixes-dourados, que em aquários medem no máximo 5,1 centímetros, reproduzem-se rapidamente, revolvem os sedimentos no fundo dos lagos e arrancam plantas. Com o crescimento desordenado, torna-se difícil removê-los, motivo pelo qual soltar peixinhos de aquário em águas públicas agora é ilegal na cidade.

Peixes-dourados monstros invadem o planeta

Fonte: Prefeitura de Burnsville/ReproduçãoFonte: Prefeitura de Burnsville/Reprodução

Funcionários da empresa Carp Solutions, especializada em controle de pragas aquáticas, investigaram o lago Keller e, mesmo acostumados com espécimes invasores, assustaram-se com o tamanho dos animais aquáticos encontrados. Peixes-dourados são uma espécie de carpa e buscam alimento no fundo do lago, sujando a água e favorecendo a proliferação de algas tóxicas. 

Mas os EUA não são o único país do mundo a sofrer com a predação dos peixes-dourados. Segundo a BBC, a Câmara Municipal de Munique, no sul da Alemanha, reportou, em 2017, um surto de peixes-dourados que matavam de fome todas as espécies rivais em lagos e lagoas locais.

De acordo com o Departamento de Recursos Naturais de Minnesota, o fato de os peixes-dourados "monstros" terem sido encontrados no lago Keller não quer dizer que eles foram abandonados por seus donos lá. Segundo os especialistas, esses pequenos animais são capazes de "abrir caminho através das lagoas de captação de águas pluviais da cidade , bem como em lagos e córregos com corredeiras de grande impacto".

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: