Por que os gatos são viciados em alvejante?

11/10/2021 às 04:002 min de leitura

Se você já notou que o seu gato fica “louquinho” ao sentir o cheiro de alvejante, saiba que isso não é nada anormal para o seu pet. Ao que tudo indica, os felinos têm certa obsessão por esse tipo de produto químico, e apresentam reações muito semelhantes ao que acontece com o famoso catnip, ou a erva-gateira. 

Mas por que isso acontece? Você deve ficar preocupado? O que vai acontecer se o seu gato beber um pouco de alvejante? Antes de entrar em um loop de preocupação, vamos entender mais sobre esse “fenômeno” e o que fazer caso o seu gato entre em contato com essa substância.

Fixação por alvejantes

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Já que os gatos apresentam tamanho amor pelo cheiro de alvejantes, é de se imaginar que a ciência já tenha descoberto o motivo para isso acontecer, certo? Infelizmente, esse não é o caso. Até mesmo para os veterinários mais experientes, a resposta ainda é completamente desconhecida. 

Na visão de pesquisadores, é provável que essa atração aconteça por conta da composição dos alvejantes — especialmente o cloro utilizado nas fórmulas. Assim como o catnip, o cloro age como um feromônio para os gatos. Mas o que isso significa? Feromônios são químicos que causam reações naturais em determinadas criaturas.

Portanto, quando os gatos são expostos a feromônios ou químicos que imitam essa fragrância, eles instintivamente se sentem atraídos pelo cheiro e passam a agir de maneira diferente. É por isso que o seu gato pode acabar babando, rolando pelos cantos ou ronronar quando entrar em contato com um alvejante.

Riscos para a saúde

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

De maneira resumida, alvejantes são tóxicos para os gatos. Porém, isso também depende do tipo de alvejante que você está usando em sua casa e qual é a forma com que seu gato tem consumido esse produto. Caso o único contato do seu felino com essa substância seja através do olfato, você não terá grandes problemas.

Por outro lado, o consumo de alvejante é algo que pode causar danos sérios de saúde para o seu animal de estimação. Então, isso é algo que os donos devem ficar extremamente de olho para evitar com que os gatinhos saiam bebendo alvejante pelos cantos.

Evitando intoxicação

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A melhor forma para evitar que seu gato fique doente por conta de alvejantes é simplesmente mantê-lo longe dessa substância. Toda vez que você for fazer uma limpeza utilizando esse produto, busque colocar seu pet em outro cômodo da casa por alguns instantes.

Além disso, alvejantes diluídos são muito menos perigosos que as versões concentradas. Apesar de a versão comercial já conter o acréscimo de água, você pode diluir mais um pouco para tornar esse químico ainda mais inofensivo. Por fim, mantenha as garrafas do produto longe do alcance do seu gato.

O odor do alvejante não é venenoso para eles. Sendo assim, quando tudo estiver limpo, você pode deixar seu gato entrar na área. Eles ainda podem rolar ou se divertir porque podem sentir o cheiro do químico. Mesmo assim, desde que não exista alvejante para lamber ou beber, eles não devem sofrer envenenamento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: