Siga esta dica simples para manter as verduras frescas por mais tempo

17/11/2021 às 08:002 min de leitura

A maioria dos vegetais — folhas, legumes ou frutas — duram apenas alguns dias antes de começar a estragar, mesmo que você os mantenha na geladeira. Com as coisas cada vez mais caras no mercado e tanta gente passando fome por aí, não dá para desperdiçar, não é? Mas pode ser bem simples manter suas verduras frescas por mais tempo.

Essa é uma técnica muito fácil de seguir, mas que, por incrível que pareça, muita gente ainda não conhece. Ela consiste em colocar algumas folhas de papel-toalha junto dos seus vegetais — para forrar as prateleiras da geladeira, por exemplo. Isso não fará suas saladas, frutas e legumes durarem para sempre, é claro, mas vai estender a vida útil deles por mais tempo, o que ajuda a evitar o desperdício.

Um simples rolo de papel toalha pode ajudar a manter suas verduras frescas — e evitar o desperdício de comida (Imagem: Shutterstock)Um simples rolo de papel-toalha pode ajudar a manter suas verduras frescas — e evitar o desperdício de comida. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Mas por que isso funciona?

A ideia por trás da técnica é fácil de entender. Um dos fatores que mais contribuem para que as verduras estraguem na geladeira é a umidade que as próprias plantas vão soltando. Com o passar dos dias, essa umidade não tem para onde ir e deixa seus vegetais murchos. O que as folhas de papel-toalha fazem, então, é absorver essa água toda para adiar o processo.

Além de manter os seus vegetais secos (e frescos) por mais tempo, o papel também impede a umidade de sujar a prateleira da sua geladeira. Isso facilita manter tudo limpinho, o que também ajuda na conservação dos produtos.

Só há mais um detalhe importante: você tem que se lembrar de checar o papel-toalha diariamente. Se ele já estiver encharcado de umidade, é importante trocá-lo por um novo.

Outra forma de usar o papel-toalha para aumentar a vida útil das verduras é secando-as muito bem depois de higienizá-las. Assim, dá para guardar uma alface ou rúcula já limpas por alguns dias na geladeira, facilitando bastante o consumo. 

Com a ajuda do papel toalha, dá pra manter seus vegetais fresquinhos por mais alguns dias na geladeira (Imagem: Shutterstock)Com a ajuda do papel-toalha, dá para manter seus vegetais fresquinhos por mais alguns dias na geladeira. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Claro que essa dica apenas ajuda a dar mais alguns dias de validade para os vegetais, como dissemos. Ainda assim, a melhor forma de evitar o desperdício é sendo consciente na hora de fazer compras, adquirindo apenas o necessário. Além disso, tente usar sempre os vegetais comprados antes e planeje suas refeições com alguma antecedência. 

São atitudes bem simples de incorporar na rotina e que fazem diferença. Leia mais matérias sobre alimentação e nutrição no Mega Curioso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: