6 vezes que equações matemáticas revolucionaram o mundo

09/01/2022 às 13:003 min de leitura

Existem várias linguagens utilizadas no dia a dia, uma delas é a Matemática. Ela faz parte do nosso cotidiano, podendo ser observada em jornais, revistas e até na propaganda. É um tema tão sério que existe até Olimpíada.

Na Matemática encontramos as equações, uma forma de expressão algébrica, ou seja, aquelas que utilizam números e letras para encontrar soluções para problemas em que um ou mais elementos são desconhecidos.

Como algo tão importante, é de se imaginar que as equações tenham causado imenso impacto em nossas vidas. E esse é o tema de hoje, uma lista com 6 equações matemáticas que mudaram nossas vidas!

1. Pitágoras: das pirâmides à arquitetura moderna

Pitágoras foi um gênio da Matemática e responsável por criar uma das equações mais utilizadas. O Teorema de Pitágoras é um dos mais importantes, expressado por a2+b2=c2, ou “a soma dos quadrados dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado de sua hipotenusa”.

Mesmo sem plena consciência, os egípcios empregaram a equação do teorema na construção das pirâmides. Chineses e babilônios também utilizaram em suas famosas construções. Nos dias atuais, a arquitetura e a engenharia dificilmente dão um passo sem o uso desta milenar equação.

2. A equação famosa de Einstein e a 2ª Guerra Mundial

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

E=m.c2 é certamente a equação matemática mais famosa da história. Estabelecida por Albert Einstein em 1905 e parte da Teoria da Relatividade, ela diz que a energia (E), em um átomo, por exemplo, é igual à sua massa total (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c).

Entre matemáticos e físicos ela é considerada uma equação simples, mas foi fundamental na criação da bomba atômica. Os cientistas do Projeto Manhattan, do governo americano, utilizaram a equação na elaboração das bombas de Hiroshima e Nakasaki durante a 2ª Guerra Mundial. Mostra que até algo incrível pode ser utilizado para fins terríveis.

3. Uma maçã levou o homem ao espaço?

(Fonte: Gestão Educacional/Reprodução)(Fonte: Gestão Educacional/Reprodução)

Você já viu ilustrações e quadros de um homem sentado ao pé de uma árvore enquanto uma maçã despenca em sua cabeça? Aquele homem é Isaac Newton, físico e matemático inglês que desenvolveu muitas equações, entre elas o princípio fundamental da dinâmica, expresso pela equação f=m.a, segundo o qual a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.

Foi a partir daí que Newton chegou à Lei da Gravitação Universal, uma teoria tão importante que propiciou ao homem, por exemplo, orbitar veículos espaciais em torno de planetas do sistema solar.

4. Maxwell: um escocês mais importante do que uísque

(Fonte: Little Flower College/Reprodução)(Fonte: Little Flower College/Reprodução)

O escocês James Clerck Maxwell é um dos maiores físicos e matemáticos de todos os tempos, principalmente em virtude de seus estudos na área do eletromagnetismo. A partir das teorias formuladas por Gauss, Ampére e Faraday, ele elaborou um conjunto de quatro equações que descrevem todos os fenômenos eletromagnéticos. Elas revelaram a interação íntima entre eletricidade e magnetismo.

Não é exagero equipará-lo a nomes como Isaac Newton e Albert Einstein. As equações de Maxwell foram fundamentais à revolução tecnológica dos tempos modernos, especialmente nas comunicações. Ou seja, tudo começou no conjunto de equações de Maxwell para que você pudesse usar seu celular. Apesar de sua genialidade e contribuição, acabou por falecer sem comprovar suas teorias, feito realizado oito anos depois por Heirinch Hertz.

5.    Fourier: séries que não passam na Netflix

(Fonte: The Famous People/Reprodução)(Fonte: The Famous People/Reprodução)

O francês Jean Baptiste Joseph Fourier, apesar de não possuir o mesmo rigor científico de seus contemporâneos, é celebrado por ter estabelecido o que ficou conhecido como Séries de Fourier. Em linhas gerais, o que este matemático conseguiu foi encontrar uma forma de visualizar e manipular uma função matemática complicada em funções trigonométricas simples de senos e cossenos.

Na Engenharia de Telecomunicações, as Séries de Fourier desempenham uma poderosa ferramenta de trabalho. Suas equações possibilitaram a elaboração dos sistemas de compressão como MP3, JPG, AVI, mantendo os sons e imagens com boa qualidade e ocupando apenas uma fração do armazenamento. Ou seja, talvez o Metallica devesse ter processado os descendentes de Fourier e não o Napster.

6. Shannon: o pai do bit

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)

Claude Shannon foi um engenheiro matemático cujo trabalho lançou bases para a indústria de computadores e para as telecomunicações, por isso é chamado de pai da Teoria da Informação - e pai do bit. Descobriu que a situação de "sim-não" rege os computadores, o que significava que podia ser expressa através da álgebra binária booleana com os números 0 e 1.

Ele introduziu a unidade de medida de informação, o bit: binary digit. Esta descoberta deixou os circuitos mais simples e baratos e provava que era possível construir um computador totalmente eletrônico.

O Teorema de Shannon, expresso pela equação C = B log2 <(1 + S / N), possibilitou determinar a taxa máxima na qual as informações podem ser transmitidas através de um canal de comunicação. Ou seja, é o resultado deste cálculo que dirá como obter uma transmissão perfeita.