6 tecnologias mobile que transformaram o mundo

16/01/2022 às 13:003 min de leitura

Em termos históricos, 10 anos de diferença pode parecer um período muito curto, mas, quando analisamos as mudanças tecnológicas que costumam acompanhar uma década de separação entre gerações, podemos notar que diversas novas coisas surgiram e revolucionaram por completo as nossas vidas.

Os smartphones, por exemplo, trouxeram o mundo digital para dentro dos nossos bolsos, e é sobre isso que nós falaremos hoje. Confira só seis tecnologias mobile que transformaram completamente a forma como enxergamos o mundo onde vivemos!

1. Internet móvel

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Nos primórdios dos celulares mais evoluídos, nós observamos o surgimento do 1G e do 2G, que permitiam a troca de informações entre dispositivos e de mensagens simples, como o SMS. Entretanto, tudo mudou quando o 3G chegou ao mercado. A internet móvel fez que pudéssemos acessar sites e redes sociais pelas pequenas telas dos smartphones.

Isso democratizou o acesso à internet e fez que mais pessoas fossem incluídas no mundo digital. Logo, nossas vidas virtuais foram se expandindo, e a chegada do 4G e do 5G só aprimoraram essa relação.

2. QR code

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Talvez você não ache tão importante assim, mas pense quão incrível é poder acessar um link apenas direcionando a câmera do seu celular para um código tecnológico. Inventado em 1994, o QR code abriu brechas para que a criatividade pudesse ser exercida em parceria com o mundo virtual.

Cardápios de restaurante passaram a ser acessados pelo celular, direcionamento para produtos foram incluídos em todo tipo de propaganda e até mesmo os pagamentos por Pix se tornaram ainda mais fáceis. Basta mirar para acessar.

3. Câmera frontal

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Seja em uma viagem sozinho, seja naquele almoço de família, o que seria das nossas vidas sem a câmera frontal do celular? Tirar fotos virou algo muito mais fácil, principalmente pela facilidade de enxergar o próprio rosto enquanto você está fotografando ou fazer a famosa selfie.

Logicamente, isso abriu um espaço para que as pessoas se tornassem mais vaidosas e se importassem mais com a aparência exibida nas redes sociais. Porém, é inegável que essa tecnologia transformou nossas relações com o mundo e a forma como armazenamos lembranças de vida.

4. Internet banking

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Outra tendência do século XXI é o conceito de banco digital. Já imaginou dizer para os seus avós que você colocaria o seu dinheiro em um banco que nem mesmo tem uma agência física? Você seria visto como louco. Entretanto, atualmente você pode ter acesso a todos os dados da sua conta bancária pelo seu smartphone.

Fazer transações se tornou algo muito mais fácil, e nós deixamos de realizar alguns deslocamentos considerados desnecessários. Hoje, você tem o mundo em suas mãos dentro do seu celular, e os apps cada vez ganham mais atualizações para corresponder às nossas expectativas.

5. Near-Field Communication (NFC — Comunicação em Campo Próximo)

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Ao mesmo tempo que você tem o app do seu banco no celular, atualmente você não precisa mais de um cartão de crédito ou débito para pagar sua conta em um restaurante. Por meio da NFC, é possível realizar um pagamento apenas aproximando seu celular de uma maquininha. Os dados ficam todos criptografados no dispositivo, e qualquer operação pode ser feita apenas com um toque entre o emissor e o receptor. 

6. Reconhecimento de digital

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Usar as digitais para ser reconhecido não é exatamente uma tecnologia que surgiu junto aos smartphones, mas passou a fazer grande parte da rotina que temos hoje. Atualmente, quase todos os dispositivos modernos têm interface para reconhecimento da planta dos nossos dedos.

Isso significa que podemos provar quem somos somente pressionando o dedo contra a tela. Dessa forma, adicionamos maior segurança às nossas transações e ao acesso aos nossos dados. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: