6 animais que conseguem prever o tempo

23/01/2022 às 12:003 min de leitura

Um dos maiores desafios de meteorologistas é fazer uma previsão do tempo acertada. Afinal, não é nada fácil interpretar os diversos sinais atmosféricos — relacionados a temperatura, pressão e outros fatores — para “adivinhar” se vai estar fazendo sol ou chovendo nas próximas horas, dias ou meses.

Porém, acredite se quiser, alguns animais têm essa habilidade de forma nata, conseguindo prever algumas condições climáticas. Não acredita? Então confere esta lista com seis animais que podem nos ajudar a criar uma previsão do tempo bastante confiável.

1. Ursos

Ursos que saíram da temporada de hibernação podem indicar a chegada de tempos mais quentes. (Fonte: Unsplash)Ursos que saíram da temporada de hibernação podem indicar a chegada de tempos mais quentes. (Fonte: Unsplash)

Por serem animais que hibernam durante o inverno, os ursos podem ajudar a prever quando a temporada de frio está chegando ao fim. Em regiões onde esses bichos são comuns, observá-los com mais frequência andando pelas florestas em dias gelados pode indicar que a primavera está se aproximando.

Porém, também é comum alguns ursos acordarem durante a hibernação “por engano”. Se isso acontecer e o animal voltar a dormir, é um indicativo de que a temporada de frio ainda vai demorar um pouco para passar.

2. Esquilos

Esquilos constroem os seus ninhos em árvores mais baixas durante o inverno. (Fonte: Unsplash)Esquilos constroem os seus ninhos em árvores mais baixas durante o inverno. (Fonte: Unsplash)

Os esquilos também são animais que, de alguma forma, são capazes de prever quando a temporada de frio está chegando a fio. Durante o inverno, esses bichos inteligentes constroem seus ninhos em árvores mais baixas para se proteger dos ventos congelantes. Quando sentem que o frio está acabando, passam a montar as casas em lugares mais altos.

3. Sapos e rãs

Como amantes de ambientes úmidos, os sapos e rãs são um bom indicativo de chuvas. (Fonte: Unsplash)Como amantes de ambientes úmidos, a presença de sapos e rãs é bom indicativo de chuvas. (Fonte: Unsplash)

Os sapos e as rãs gostam de ambientes úmidos e, por isso, a chuva é um dos maiores aliados desses anfíbios. É normal encontrar esses animais em lugares que acabaram de receber chuvas, mas a permanência dos bichos nessas áreas por mais tempo é um indicativo de que o sol pode demorar um pouco mais para aparecer.

Portanto, se você ouvir o coaxar de sapos e rãs perto de sua casa, é provável que a chuva esteja a caminho.

4. Corvos

Quando estiverem voando baixo, os corvos podem indicar a chegada de uma tempestade. (Fonte: Unsplash)Quando estiverem voando baixo, os corvos podem indicar a chegada de uma tempestade. (Fonte: Unsplash)

Assim como muitas outras aves, os corvos são animais muito inteligentes quando o assunto é previsão do tempo. Isso acontece porque os pássaros são muito sensíveis à pressão atmosférica. Ao voarem mais baixo do que o normal, os corvos podem estar passando a mensagem de que uma tempestade está a caminho.

5. Formigas

As formigas se recolhem para o formigueiro quando a chuva está chegando. (Fonte: Unsplash)As formigas se recolhem para o formigueiro quando a chuva está chegando. (Fonte: Unsplash)

O comportamento das formigas também pode indicar a mudança do tempo. Ao fugir para o formigueiro e tampar os buracos para evitar inundações, esses animais dão um indicativo claro de que uma chuva está a caminho. A construção de um formigueiro também indica que os insetos “pressentem” que os próximos dias serão favoráveis a esse trabalho.

6. Tubarões

Ao sentir variações na pressão atmosférica, os tubarões nadam em águas mais profundas. (Fonte: Unsplash)Ao sentir variações na pressão atmosférica, os tubarões nadam em águas mais profundas. (Fonte: Unsplash)

Da mesma forma que as aves, os tubarões (e alguns peixes) também são capazes de sentir variações mínimas na pressão atmosférica. Quando essas mudanças indicam a chegada de uma tempestade, esses grandes animais preferem nadar em águas mais profundas para fugir da turbulência causada por ventos e chuvas.

O retorno desses animais para águas mais superficiais também indica a bonança do tempo, mostrando que eles entendem que o pior já passou.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: