6 curiosidades sobre o manjericão

25/04/2022 às 02:002 min de leitura

Só de pensar no manjericão tenho certeza que você até imaginou o cheirinho maravilhoso que ele exala. O manjericão é uma planta muito utilizada na culinária devido ao seu sabor único, ao seu charme na finalização de um prato e ao seu grande poder aromático. Ele pode ser inserido no nosso dia a dia por meio de preparações culinárias, como molho pesto, sal de ervas, saladas, sopas, temperos para carnes etc. Também pode ser utilizado em chás e em seus óleos essenciais.

Mas o manjericão está longe de ser limitado assim — além de ser utilizado para a culinária, ele também é usado para proporcionar e ofertar muitos benefícios por suas propriedades terapêuticas.

Tendo seu nome científico de Ocimum basilicum L, e sua família Lamiaceae, o manjericão é composto por: 

  • Vitaminas: A, folato, C e K;
  • Minerais: cálcio, ferro, magnésio, potássio;
  • Polifenóis e flavonoides.
  • Calorias (em 100 g): 27 kcal
  • Carboidrato (em 100 g): 4,35 g
  • Proteína (em 100 g): 2,54 g
  • Gorduras Totais (em 100 g): 0,61 g
  • Fibras Totais (em 100 g): 2,52 g

E afinal, quais são as curiosidades sobre ele?

1. Foi originado na Ásia e na África

Manjericão. (Fonte: Shutterstock)Manjericão. (Fonte: Shutterstock)

O manjericão era utilizado na culinária de povos asiáticos e africanos, além de ser usado também para seus rituais e crenças culturais.

2. Pode ser chamado por nomes diferentes dependendo de sua localidade

Isso mesmo, de acordo com a sua localidade, o manjericão pode ter nomes diferentes. São usados nomes "populares", como manjericão doce, alfavaca, basílico, erva-real, manjericão-de-folha-larga.

3. Existem diversos tipos de manjericão

Sim, existe uma variedade de 30 tipos de manjericão, sendo que suas diferenças têm a ver com seu aspecto, tamanho e forma (morfologia); seu hábito de crescimento, sua cor, sua composição (de acordo com diversos solos, quantidade de água, temperatura etc.).

4. Do manjericão é extraído seu óleo essencial

Óleo essencial de manjericão. (Fonte: Shutterstock)Óleo essencial de manjericão. (Fonte: Shutterstock)

A composição química do óleo essencial obtido do manjericão pode variar de acordo com o tipo da planta da qual foi extraído. Este óleo é utilizado tanto in natura quanto para produções industriais. Assim, é utilizado na culinária e em cosméticos, além de ter propriedades inseticidas, anti-inflamatórias, antibacterianas, funciona como repelente etc. Nesta extração são encontradas dezenas de substâncias, sendo a mais importante e a que está em maior concentração o linalol, testado como bactericida e fungicida, além de estar sendo estudado para outras finalidades.

5. Possui grande poder farmacológico

Por ter grande potencial biológico, é uma erva/planta que possui compostos cujos diversos extratos podem ajudar no combate a algumas doenças. Os estudos e artigos, como o Propriedades farmacológicas e biológicas do manjericão-doce, dizem que podem ser cardioprotetor, sedativo e anticonvulsivante, analgésico, anti-inflamatório, antimicrobiano, antiviral, anticancerígeno, antioxidante, antiestresse, hepatoprotetor e etc.

6. Trata e auxilia nas condições de saúde

O manjericão pode ser utilizado em forma de chá e a planta pode ser introduzida na também alimentação, por ser rico em vitaminas e minerais. Ela auxilia em algumas condições de saúde, pois faz bem para a visão, é antisséptico, ajuda com dores estomacais e na digestão, é antioxidante, auxilia nas inflamações de garganta, ajuda na saúde bucal, etc.

Vale lembrar que o uso dos chás, do óleo essencial e do próprio manjericão deve ser feito em parceria com uma dieta saudável, sendo imprescindível a consulta de um médico e de um nutricionista.

***

Marcela Andrade Lopes, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição, e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: