Esfera de Dyson: como ela pode nos ajudar a encontrar aliens?

16/06/2022 às 04:002 min de leitura

A humanidade sempre olhou para o céu tentando encontrar alguma pista de que temos companhia no universo. Ainda que governos tenham estudado uma série de possíveis contatos dos alienígenas conosco, nada de muito convincente foi encontrado até agora.

Ao que tudo indica, se quisermos descobrir se existe vida inteligente fora da Terra, teremos que ir até ela e não continuar esperando que ela venha até nós.  O problema é o Universo ser infinito e sair procurando por essas criaturas, sem nenhum critério, parece uma missão fadada ao fracasso.

Pois o físico Benjamin Zuckerman, professor emérito de astrofísica da Universidade da Califórnia, parece ter facilitado um pouco essa missão. Em vez de sairmos por aí procurando extraterrestres, devemos mirar nossos telescópios em busca de esferas de Dyson.

O que é uma esfera de Dyson?

aUma hipotética esfera de Dyson em torno de uma estrela. (Fonte: Shutterstock)

O que mantém nossa sociedade funcionando é a capacidade de produzir energia. Precisamos dela para tudo e pequenas alterações na sua oferta impactam a nossa vida, como a alta do preço dos combustíveis, para citar apenas uma, não é mesmo?

Contudo, a humanidade desperdiça uma fonte de energia fabulosa: o Sol. É verdade que ele, naturalmente, aquece nosso planeta, fornece energia para plantas e algas fazerem a fotossíntese etc., mas, ele tem potencial energético para bem mais do que isso — e é aí que surge a ideia de esfera de Dyson, conceito criado em 1960, por Freeman Dyson.

Essas esferas seriam estruturas gigantescas formadas por placas com capacidade de absorver a energia das estrelas, como se fossem placas de energia solar, posicionadas no entorno desses astros. Essa tecnologia, de acordo com Zuckerman, seria a pista da existência de sociedades alienígenas desenvolvidas.

Como os aliens usariam uma esfera de Dyson?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

De acordo com Zuckerman, sociedades alienígenas avançadas usariam esferas de Dyson para absorver a energia de estrelas anãs brancas. Quando uma estrela chega ao fim da sua vida, ela pode se tornar um buraco negro ou uma anã branca, dependendo apenas do seu tamanho.

A energia gerada por uma anã branca poderia ser absorvida por esferas de Dyson que orbitassem ao seu redor. Sendo assim, Zuckerman sugere que os cientistas passem a procurar vestígios de esferas de Dyson no Universo.

Assim, é possível que os aliens não habitem planetas, como nós, mas esferas de Dyson. Isso seria lógico pensando em todo o trabalho necessário para obter energia quando a estrela que orbitassem se tornasse uma anã branca ou um buraco negro.

A mudança na estrutura da estrela teria um grave impacto no planeta, congelando-o. Por sua vez, habitar uma esfera de Dyson faria com que essa sociedade hipotética conseguisse usar a energia da estrela anã a seu favor.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: