Cientistas anunciam as primeiras tentativas de recriar dentes com urina

01/08/2013 às 09:472 min de leitura

Durante esta semana, pesquisadores chineses divulgaram no periódico Cell Regeneration uma novidade surpreendente: utilizando células geradas a partir da urina eles conseguiram recriar estruturas que se assemelham a dentes humanos.

Por mais estranho que isso possa soar, os cientistas acreditam que possam desenvolver a técnica de maneira a conseguir criar um dente adequado para ser transplantado na mandíbula de um paciente.

No texto divulgado no periódico, os pesquisadores explicam que foi necessário transplantar células-tronco em ratos para que elas desenvolvessem dentes com características muito semelhantes aos dentes humanos. O Medical News Today aponta a elasticidade, a presença de polpa dentária, a existência de dentina e células que indicam a formação de esmalte como algumas das características encontradas pelos pesquisadores.

A questão das células-tronco

Embora as células-tronco representem um grande avanço da medicina, no caso dos dentes, a taxa de transplantes bem sucedidos é de apenas 30% e as novas estruturas formadas tem somente 1/3 da força dos dentes humanos.

Os pesquisadores acreditam que a utilização de células humanas, em vez de células de ratos, possa resolver esses problemas. Esse é o próximo passo “em direção ao sonho final da regeneração total de um dente humano para terapia clínica”, escreveram eles. Outra vantagem é que o uso das células do próprio paciente acaba com os riscos de rejeição do organismo.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Mas não são todos os pesquisadores que concordam com a retirada de células-tronco da urina. “Essa é provavelmente uma das piores fontes. Primeiramente, tem poucas células e a eficiência da transformação delas em células-tronco é bastante baixa. Não se deve fazer isso dessa maneira”, explica Chris Mason, pesquisador da University College, em Londres, à BBC.

Ainda de acordo com o cientista, o risco de contaminação por bactérias é maior do que em outras fontes e o maior desafio quando se trata de dentes é garantir que eles tenham uma polpa adequadamente enervada e irrigada para ter certeza de que ele se integrará e possa se tornar um dente permanente.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: