Cinema catástrofe: Godzilla retorna em 2014 para apavorar os espectadores

17/10/2013 às 07:393 min de leitura

Você está preparado para mais destruições? Pois parece que o cinema catástrofe está voltando com tudo ultimamente, e um dos títulos mais exemplares do gênero está ganhando um reboot com lançamento previsto para maio no Brasil.

Estamos falando do monstruoso “Godzilla”, o gigantesco bicho que nasce no meio do oceano como uma força da natureza que responde à arrogância científica dos homens e causa muita destruição por onde passa.

A nova produção está sob o comando do diretor Gareth Edwards, nome ainda pouco conhecido da indústria e que tem apenas um longa-metragem no currículo – o elogiado “Monstros” de 2010.

Mas os fãs do Godzilla não precisam se preocupar com o novato na direção; a produção tem o roteiro assinado por um dos nomes mais badalados entre os jovens dessa geração, David S. Goyer, que ficou responsável pelos scripts dos filmes do Batman de Christopher Nolan, bem como do último longa do Homem de Aço.

Filme-pipoca: o cinema catástrofe

Essa dupla tem a missão de trazer Godzilla de volta às telas de cinema e recuperar o prestígio da franquia depois do mega fracasso comandado por Roland Emmerich em 1998.

Naquela época, várias produções do gênero de cinema catástrofe chegavam às salas de exibição, em filmes como “Twister”, “Armageddon” e “Impacto Profundo”. Até mesmo o épico “Titanic” pode ser considerado como pertencente a esse gênero cinematográfico.

O próprio Emmerich lançou o mais bem sucedido exemplar dessa fase, o blockbuster “Independence Day”, que fez imenso sucesso em 1996 e abriu as portas para o diretor comandar a adaptação americana do monstrengo japonês.

O Godzilla de Roland Emmerich (1998). Fonte da imagem: Reprodução/Nation Movies

Porém, a produção de 1998 foi duramente criticada e se tornou motivo de piada entre cinéfilos e espectadores. O filme marca, inclusive, o fim desse período de grande sucesso do cinema catástrofe.

Nos últimos anos, as produções com tema apocalíptico foram mais esporádicas. Emmerich comandou o razoável “O Dia Depois do Amanhã” (2004) e a bobagem “2012” (2009), mas são filmes como “Cloverfield – Monstro” (2008) e o recente Círculo de Fogo (2013) que parecem influenciar a realização do novo Godzilla.

Dando vida a um novo Godzilla

Na última Comic-Con, o maior evento da cultura pop da atualidade, que ocorre anualmente em San Diego, um painel de apresentação do novo filme foi realizado mostrando um pouco do processo de produção desse reboot.

Entre entrevistas com a equipe e o elenco, foram exibidos imagens e artes conceituais da obra. No vídeo abaixo, você pode conferir algumas das ideias dos realizadores para a aparência e a dimensão do monstro nas telas.

A produção conta ainda com os rostos (humanos) de Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen, Bryan Cranston, Juliette Binoche, David Strathairn, Sally Hawkins e Ken Watanabe.

Uma nova fase catástrofe?

Godzilla é o melhor representante do cinema kaiju japonês, e as versões norte-americanas se enquadram com melhor propriedade no gênero de cinema catástrofe. O lançamento de uma nova adaptação do monstrengo por um estúdio americano pode sugerir uma nova fase desse estilo de filme.

Além da influência de produções como “Transformers” e “Círculo de Fogo”, filmes apocalípticos como “O Impossível” (2012) abriram espaço para uma segunda onda do gênero. Ainda em 2014, serão lançados, além de “Godzilla”, filmes como  “Edge of Tomorrow”, em que Tom Cruise revive o último dia de batalha contra alienígenas, e “Into the Storm”, que acompanha o registro documentário de estudantes na passagem de um tornado devastador.

Pôster oficial do novo Godzilla. Fonte da imagem: Reprodução/IMDb

O melhor indício de que o cinema catástrofe está de volta é, porém, o anúncio das continuações de “Independence Day”, que serão comandadas novamente pelo diretor Roland Emmerich e têm previsões de estreia a partir de 2015. Os novos filmes da franquia devem se chamar “ID Forever – Parte I e II” e pode contar com o ator Michael B. Jordan como protagonista das novas aventuras.

Primeiro trailer oficial

Antes disso, Emmerich deve conferir o resultado do Godzilla americano comandado por outro diretor, e enfrentar as inevitáveis comparações que serão feitas entre a sua produção de 1998 e a versão sendo comandada pelo novato Gareth Edwards.

Para você que está curioso para saber o visual dessa nova produção, e entender porque tanta expectativa para o seu lançamento, pode conferir abaixo o primeiro trailer oficial do filme – mesmo sem revelar o rosto da criatura, já podemos sentir o clima de suspense, tensão e destruição.

Para assistir ao vídeo, clique em "Close Ad and Watch as Free User", seguido de "Start Video Now". Ansioso para conferir a volta de Godzilla aos cinemas? Você acha que será um bom filme? Acredita no seu sucesso? O filme tem previsão de estreia simultânea no Brasil e nos Estados Unidos marcada para o dia 16 de maio de 2014.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: