Só quem foi criança nos anos 90 sabe que a chegada do Natal era sinônimo de “Esqueceram de Mim”. Filmes natalinos, em geral, sempre fazem sucesso com as crianças, mas a saga de Kevin sozinho em casa, tendo que enfrentar os ladrões mais estabanados de todos os tempos, é uma das histórias favoritas não só das crianças, mas de muito homem barbado por aí. O Mental Floss reuniu uma série de curiosidades sobre esse clássico. Confira algumas delas a seguir:

1 – A ideia

O diretor John Hughes teve a ideia de “Esqueceram de Mim” durante as filmagens de outro filme com Macaulay Culkin, “Uncle Buck” ou “Quem vê Cara não vê Coração”, no título em português.

2 – Sob medida

O papel de Kevin foi escrito especialmente para Macaulay Culkin, mas, mesmo assim, mais de 100 crianças participaram de testes para o papel, só para garantir.

O irmão de Macaulay, Kieran, também aparece no filme, como o primo de Kevin, Fuller. Depois de “Esqueceram de Mim”, Kieran não deixou a carreira de ator de lado e fez vários outros filmes, sendo que entre os mais recentes está “Scott Pilgrim vs. The World”.

3 – Questões familiares

Da mesma forma que o roteiro de “Esqueceram de Mim” é uma história familiar, questões familiares reais também fizeram parte da produção do filme. O diretor Chris Columbus disse, em uma entrevista ao The Guardian em 2013, que, na época em que gravou o filme era muito ingênuo e que trabalhar com questões familiares foi complicado, afinal o próprio Macaulay tinha problemas familiares na época.

Os pais do ator mirim viraram notícia em 1995 depois de entrarem em uma batalha legal para conseguirem o poder de toda a fortuna de Macaulay.

4 – Recorde

O filme foi lançado em novembro de 1990 e, no primeiro final de semana de exibição, arrecadou mais de US$ 17 milhões em bilheteria, fora o que faturou nas 12 semanas em que ficou em primeiro lugar – só para você ter ideia, “Esqueceram de Mim” ficou no top 10 dos mais vistos até junho de 1991. O longa foi a maior bilheteria de 1990 e, por isso, está no Livro dos Recordes.

5 – “Home aloned”

O nome original do filme é “Home Alone”, que seria algo como “Sozinho em Casa”. De acordo com o roteirista William Goldman, muitos diretores começaram a usar o termo “home aloned” para se referir à baixa bilheteria de seus filmes em comparação com o sucesso de “Esqueceram de Mim”. Seria como dizer que “meu filme arrecadou X milhões, mas teria arrecado mais se não tivesse ficado ‘home aloned’”.

6 – Continuação

O elenco original está presente em “Esqueceram de Mim 2”, mas mais dois filmes, com outros atores, foram feitos com a mesma “receita”. A sequência, porém, não acaba aí: são quatro filmes, no total, além de três jogos de vídeo game e dois jogos de tabuleiro.

7 – Sucesso na Polônia

Não é só no Brasil que a exibição do filme se tornou uma tradição natalina. Um dos países que mais ama “Esqueceram de Mim” é a Polônia, onde em pleno 2011, mais de 5 milhões de pessoas ligaram a TV para assistir o clássico.

8 – Ponto turístico

A casa da família Mccallister acabou se tornando um ponto turístico, visitado por milhares fãs do filme. Se você também acharia bacana conhecer a famosa casa de Kevin, anote o endereço: 671, Lincoln Avenue, Winnetka, Illinois.

As cenas da cozinha, da escadaria principal e do sótão foram todas gravadas nessa residência. As cenas dos outros cômodos foram gravas em estúdio. A propriedade foi vendida em 2012 por mais de US$ 1,5 milhão.

9 – A casa da árvore

Originalmente, a casa da árvore de Kevin não existia na residência usada para as filmagens. A casinha foi construída especialmente para o filme e demolida assim que as gravações foram encerradas.

10 – Chicago

Todas as cenas foram feitas em Chicago: as gravadas no suposto aeroporto Orly, em Paris, foram feitas no aeroporto de O’Hare, na verdade. As cenas internas do avião foram filmadas em uma quadra de basquete de uma escola.

11 – Robert De Niro era para estar no filme

Sabe o Harry? O bandido “inteligente”? No início, o papel foi oferecido para o ator Robert De Niro, que recusou a proposta. Outro que também não quis saber participar do elenco do filme foi o ator Jon Lovitz.

12 – Medo de verdade

O pequeno Macaulay Culkin tinha medo de verdade de Joe Pesci, que interpretou o bandido Harry. Pesci evitou fazer amizade com Culkin durante as filmagens e nem mesmo ficava perto do garoto. Durante o ensaio da cena em que Kevin é pendurado à porta pela blusa, Pesci mordeu o dedo de Culkin e acabou machucando o ator.

Aliás, Pesci não estava acostumado a gravar ao lado de crianças e, por isso, os diretores tiveram que ensiná-lo a falar menos palavrão, por exemplo.

13 – E se fosse verdade?

Não há como negar que o esquema que Kevin armou para se livrar dos bandidos foi sensacional, mas e se aqueles ataques tivessem acontecido de verdade com alguém? Bem... Nesse caso, os bandidos provavelmente teriam sofrido lesões muito mais graves. De acordo com o Dr. Ryan St. Clair, os vilões jamais sairiam ilesos ou com tão poucos machucados das armadilhas de Kevin.

Lembra o lança-chamas que colocou fogo na careca de Harry? Pois é. Segundo Clair, qualquer pessoa que passasse por isso teria sérios problemas não só na pele, mas também no crânio. Isso para falar apenas de uma das armadilhas de Kevin.

14 – Pé de borracha

Sabe a cena em que Marv, o bandido mais atrapalhado, entra pela janela e acaba pisando em bolinhas natalinas? Para gravar a cena o ator usou um pé de borracha e os enfeites pisoteados eram feitos de açúcar.

15 – A aranha

Depois de levar um ferro quente no rosto, Marv precisa lidar com a agonia de ter uma tarântula andando em seu rosto. O animal em questão era de verdade. O ator Daniel Stern, que interpretou o ladrão, concordou em fazer a cena com a condição de que ela fosse gravada em uma vez só. Para não assustar a aranha, o ator apenas fingiu que gritava – o grito foi dublado por ele mais tarde.

16 – Um dia de gravação

John Candy, que é o cantor maluco que dá carona à mãe de Kevin, é um dos atores favoritos de John Hughes, responsável pelo roteiro. Como estava envolvido com outros trabalhos, o ator não tinha muito tempo disponível, e suas cenas foram gravadas em apenas um dia – ou 23 horas para sermos mais exatos.

17 – “Fique com o troco, seu animal”

Sabe a cena que Kevin usa para simular a presença de alguém armado e com muita raiva? Então. Nunca perca seu tempo procurando por esse filme, afinal ele não existe, e as cenas foram feitas somente para o longa.

18 – Elvis Presley

Não faz sentido falar do rei do rock em um texto sobre “Esqueceram de Mim”, certo? Sim, teoricamente, sim, mas sempre tem alguém disposto a procurar algum tipo de teoria da conspiração. Tem gente por aí dizendo que Elvis não apenas não morreu como andou fazendo um freela de figurante no filme.

***

E aí, você já sabia de todos esses detalhes do filme? Ele também fez parte da sua infância? Conte para a gente nos comentários!