10 curiosidades sobre ‘Dumbo’

29/03/2017 às 04:003 min de leitura

O desenho “Dumbo”, da Disney, está há mais de 70 anos encantando gerações ao redor do mundo. É bem possível que até mesmo seus avós tenham conferido a animação em sua estreia nos cinemas.

A história do elefantinho com orelhas gigantes diverte e comove pessoas de todas as idades. Por isso, selecionamos 10 curiosidades sobre um dos mais amados personagens da Disney:

1. “Dumbo” é baseado em um livro

A origem de “Dumbo” é um relativo mistério. Conta-se que ele é baseado em um “rool-a-book”, uma espécie de livro/caixa em que a pessoa gira um botão para ver os outros slides. Dessa versão, que não se tem nenhuma cópia salva, um outro livro em formato tradicional foi escrito. Ele continha 36 páginas ilustradas sob o título de “Dumbo the Flying Elephant”, ou “Dumbo, o Elefante Voador”. Ambas as versões são de autoria de Helen Aberson e Harold Pearl. Os originais datam de 1939, e assim que Walt Disney teve conhecimento da obra, ele comprou os direitos autorais para produzir o filme que foi lançado em 1941.

Livro foi lançado em 1939, e Walt Disney logo comprou seus direitos de adaptação

2. O companheiro de Dumbo era diferente

O ratinho Timothy que acompanha Dumbo no desenho não existia no livro. Originalmente,  quem ajuda o elefantinho é um pássaro chamado Red e ambos terminam a história do livro indo para Hollywood trabalhar com cinema.

No livro, Timothy não existia

3. Devido à guerra, produção teve que ser barata

Por conta da Segunda Guerra Mundial, os estúdios Disney foram pressionados a baratear os custos de produção do filme. Apesar de ser apenas o quarto longa metragem de animação da companhia, o “Dumbo” custou apenas US$ 814 mil dólares na época – pouco mais da metade do que “Branca de Neve e os Sete Anões”, o primeiro longa da Disney, custou em 1939. Por conta disso, muitos fundos são visivelmente menos trabalhados e até mesmo alguns personagens são bem mais simples que em outras animações do estúdio.

Cenários menos trabalhados foram alguns dos recursos para baratear a produção

4. Dumbo quase foi capa da revista Time

A tradicional revista Time tinha planos de estampar uma de suas capas com o amado elefantinho voador. Porém, com o ataque à base de Pearl Harbor, eles decidiram adotar uma postura mais séria e deixaram a matéria sobre o “Mamífero do Ano” apenas como um complemento interno da publicação.

Capa da Time acabou sendo sobre ao ataque de Pearl Harbor

5. Greve de animadores virou piada no filme

Uma intensa greve de animadores assolou a Disney durante a produção de “Dumbo”. Por conta disso, rolam boatos de o estúdio resolveu incluir a cena de palhaços do circo reivindicando um aumento de salário apenas como forma de ridicularizar essa greve.

6. O longa mais curto

Com apenas 64 minutos de duração, “Dumbo” é o clássico da Disney com menor duração já produzido pelo estúdio.

"Dumbo" tem apenas 1 hora e 4 minutos de duração

7. Filme favorito de Walt Disney

O próprio Walt Disney em pessoa declarou que “Dumbo” possuía um lugar especial em seu coração. “Desde o início, ‘Dumbo’ foi um filme feliz”, disse o gênio, certa vez. “Não tivemos restrições nenhuma na história, assim pudemos deixar nossas imaginações viajarem”, continuou.

8. Quase filmaram “Dumbo 2”

Outro fã declarado de “Dumbo” é John Lasseter, diretor de “Toy Story”, “Vida de Inseto” e “Carros”. Quando ele foi nomeado Chefe de Criação da Disney e da Pixar em 2006, Lasseter cancelou um projeto que vinha rondando o estúdio: uma continuação para a clássica história de 1941. Nela, Dumbo e seus amigos precisariam descobrir um caminho para fugir da cidade grande depois que o trem do circo acidentalmente os esqueceu por lá.

Na continuação, Dumbo seria esquecido pelo circo em uma grande cidade

9. Refilmagem em live action

Se uma possível continuação foi cancelada, não se pode dizer o mesmo de uma refilmagem com atores de verdade. O projeto teve sinal verde e já começou a ser produzido. Até agora, nenhum ator foi confirmado e não há uma data de lançamento. Por enquanto, o diretor Tim Burton está responsável por tocar esse barco. Com os recente sucessos de “Cinderela” e “Malévola”, é bem provável que ele venha mesmo a acontecer, não acham?

Meme dá uma ideia de como será a versão live action de Dumbo

10. A música “Baby Mine” foi indicada ao Oscar

A canção que toca na belíssima cena em que a mãe de Dumbo o embala com a tromba através das grades de um trailer foi indicada ao Oscar, mas perdeu para uma obra do musical “Se Você Fosse Sincera”. Ainda assim, “Dumbo” ganhou a estatueta de Melhor Trilha Sonora.

*Publicado em 30/7/15

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: