Os 11 sanduíches mais populares do mundo

05/11/2015 às 06:323 min de leitura

Na Semana da Sanduíche, que é comemorado oficialmente no dia 3 de novembro, o hellofood, empresa líder de pedidos de comida online presente em mais de 45 países, separou os 11 lanches mais populares do mundo.

1) Brasil - Bauru

O bauru é um sanduíche brasileiro inventado por Casimiro Pinto Neto, que nasceu na cidade de Bauru, o que deu nome ao lanche. A receita consiste em um pão francês com rosbife, fatias de tomate, picles e uma mistura de queijos derretidos em banho-maria. Hoje, há variações do famoso sanduíche feito com queijo, presunto e tomate.

Fato Interessante: O bauru foi inventado na década de 1930 e foi servido pela primeira vez numa lanchonete no largo do Paiçandu, em São Paulo. A receita original foi oficializada pela lei municipal 4314, de 24 de junho de 1998, aprovada pela câmara dos vereadores de Bauru.

Divulgação

2) India - Vada Pav

É um hambúrguer vegetariano apimentado feito de batata ‘vada’ (batata coberta com farinha e frita) entre dois pedaços de pão ‘pav’ (pão sem açúcar). Ele normalmente vem com um chutney feito de coco em pedaços, polpa de tamarindo, e alho.

Fato Interessante: O Vada Pav surgiu como um lanche para as pessoas com dificuldades financeiras (pois é mais barato de ser feito), ele rapidamente se tornou conhecido nacionalmente e atualmente é um dos pratos favoritos nos fast foods indianos, e inclusive é servido nos melhores hotéis do país.

Divulgação

3) Malaysia - Roti John

Um lanche da Malásia, Brunei e Singapura, o Roti John é essencialmente um ometele em um pão baguete, mas pode conter outros ingredientes, incluindo carne moída (frango ou cordeiro), cebola, e sardinhas com molho de tomate apimentado.

Fato Interessante: ‘Roti’ é uma palavra de origem Hindi, Urdu e Malaia para pão, mas a palavra John foi incluída no nome do sanduíche porque indica a origem ocidental de alguns dos ingredientes do lanche, como o pão baguete e o molho de tomate.

Divulgação

4) Vietnam - Bánh mì

Bánh mì é a palavra vietnamita para pão, especialmente a baguete francesa. O recheio é basicamente uma mistura de ingredientes vietnamitas com franceses: coentro, molho de alho com peixe, pepino, cenoura em conserva, adicionados de churrasco de carne de porco, tofu frito, bucho de porco, e presunto, para finalizar, patê em quantia generosa.

Fato Interessante: Foi inventado no Vietnã no começo da década de 1920 por Le Vo, um vendedor de rua bem a frente de seu tempo. Depois de fechar sua loja para escapar da guerra em 1972, ele foi para a Califórnia e abriu a Padaria Ba Le, geralmente citada como a primeira a fazer o Bánh mì na América.

Divulgação

5) Japan - Katsu-sando

Carne de porco à milanesa no pão com repolho. Bem minimalista, como uma boa parte da cultura japonesa.

Fato Interessante: Inventado em Tóquio em 1899 num restaurante chamado Rengatei, o sanduíche foi considerado originalmente um tipo de yoshoku (prato ocidental com influências locais).

Divulgação

6) United States: BLT

BLT é a abreviação dos nomes dos ingredientes em inglês: bacon, alface (lettuce) e tomate. É geralmente servido no pão tostado com maionese.

Fato interessante: A abreviação BLT apareceu em um cardápio pela primeira vez em 1950. O lanche ainda é o segundo mais popular nos EUA (atrás apenas do sanduíche de presunto).

Divulgação

7) México - Cemita

Cemita é feito de pão do tipo brioche recheado com abacate, carne (geralmente carne bovina frita), queijo branco, cebola, ervas e molho de tomate e pimentão.

Fato interessante: Originalmente o sanduíche é do estado de Puebla. A palavra "cemita" se refere tanto ao lanche em si como ao pão.

Divulgação

8) França - Croque Madame

Croque Madame é a versão feminina do Croque Monsieur, que é um sanduíche de presunto grelhado e queijos, pode conter emmental ou gruyère e molho bechamel. Mas o queijo fica em cima do pão. A versão feminina ainda tem um ovo no topo.

Fato interessante: Originário dos cafés e bares franceses na década de 1910, o sanduíche ostenta menções literárias importantes, tendo sido citado pela primeira vez pelo escritor Marcel Proust nos volumes de Em Busca do Tempo Perdido (1918).

Divulgação

9) Oriente Médio - Falafel

Falafel, é um dos mais populares pratos vegetarianos do mundo, é feito de grão de bico frito com salada de vegetais, molho apimentado e molhos à base de tahini, tudo isso no meio de um pita bread.

Divulgação

10) Alemanha - Fischbrötchen

Fischbrötchen é um sanduíche feito de pão crocante com recheio de peixe (mais comumente arenque em conserva) e cebola. Às vezes é feito com molho rémoulade e picles. É mais popular no norte da Alemanha devido à proximidade da região com os mares do norte e báltico.

Fato interessante: Fischbrötchen é o segundo mais popular da Alemanha, atrás apenas do currywurst (salsicha de porco cortada e temperada com molho ao curry).

Divulgação

11) Chile - Chacarero

Chacarero é feito de churrasco em fatias bem finas com tomates, pimentão e feijão verde

Fato interessante: Será que foi o Chile que inventou a tendência do “produtor agrícola direto à mesa”?Chacra significa fazenda, e se refere aos produtos frescos que são usados no Chacarero.

Divulgação

Via assessoria

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: