6 sintomas incomuns do estresse

14/10/2017 às 04:002 min de leitura

Há algum tempo nós falamos aqui no Mega sobre uma série de sintomas incomuns do estresse. Por estarmos acostumados com a imagem de que uma pessoa estressada é aquela que vive irritada e arrancando os cabelos, acabamos negligenciando outros pequenos sinais que indicam que nossa saúde mental não anda muito bem equilibrada. O The Independent divulgou mais alguns sintomas incomuns do estresse – confira a seguir:

1 – Você tem vontade de comer mais

Ainda que muitas pessoas percam o apetite por causa do estresse, é bastante comum também que muitas acabem ficando com mais vontade de comer. Encontrar alívio em lanchinhos extras, como pedaços de bolo, chocolates e tortas, é mais comum do que imaginamos. O problema desse comportamento de compulsão alimentar é que, em longo prazo, ele pode provocar ganho de peso, problemas de pele e de saúde de um modo geral.

Em vez de acabar recorrendo à compulsão alimentar para aliviar o estresse de todo dia, um bom jeito de resolver a questão seria recorrer a exercícios físicos e a atividades relaxantes e que sejam capazes de entreter, como jogar video game.

2 – De repente, espinhas começam a surgir

A saúde da sua pele é um poderoso indicador de estresse, geralmente apresentando reações inflamatórias, como é o caso das espinhas. O estresse atua em nosso organismo por meio da liberação do hormônio cortisol, um estimulante da produção de sebo, que contribui para o surgimento da acne. Então se, de uma hora para a outra, você passou a ter espinhas, talvez precise ficar menos estressado.

3 – Os cabelos caem

Repare na quantidade de cabelo que sai da sua cabeça quando você toma banho ou penteia as madeixas. Se estiver perdendo mais fios do que o normal, pode ser em decorrência do estresse, já que ele faz com que os folículos capilares se desprendam da cabeça com facilidade, por falta de pressão. A boa notícia é que, uma vez que o estresse seja reduzido, os cabelos voltam a seu estado normal.

4 – Seus ouvidos ficam zumbindo

Olha só que bizarro: um grupo de cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu que a região límbica do cérebro, responsável pela regulagem dos níveis de estresse, trabalha em excesso quando nossos ouvidos ficam zumbindo.

5 – A boca fica mais dolorida

Se a sua mandíbula vive dolorida, pode ser um sinal de que você tem rangido os dentes demais durante o sono. O bruxismo, que é o nome desse ranger de dentes, é bastante comum entre pessoas estressadas, e para resolver o problema é preciso procurar ajuda odontológica e usar um protetor de boca na hora do sono.

6 – Menstruações irregulares

O estresse pode provocar desequilíbrios hormonais que, nas mulheres e em homens transgêneros que não fizeram a redesignação sexual, pode desregular o ciclo menstrual.

Uma forma de buscar aliviar esse sintoma é praticar atividades físicas – a ioga, por exemplo, diminui o tamanho da amígdala cerebral, que é a região que processa medo e ansiedade, o que significa que a capacidade de sentir estresse é reduzida também. Além de recorrer a práticas de exercício físico, se o problema persistir é fundamental procurar ajuda médica.

*Publicado em 14/11/2016

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: