No dia 20 de março, a Organização das Nações Unidas comemora o Dia Internacional da Felicidade. Por ironia do destino, em 2017 a data caiu justamente em uma segunda-feira — assim fica difícil defender, não concordam? Porém, existem alguns truques infalíveis, de acordo com a Ciência, para melhorar o seu astral mesmo em dias como hoje. Confira:

1. Jogar video game

Os games são capazes de melhorar nosso humor, nossa concentração, nossa memória e nosso raciocínio, além de diminuir nosso estresse. Com esse tanto de vantagens, ainda tem gente que fala que eles fazem mal, mesmo a Ciência mostrando que jogadores inveterados não tiveram nenhuma perda de empatia por conta dessa atividade.

2. Assistir a vídeos fofinhos na internet

É difícil não ver um vídeo de gatinho ou qualquer outro bichinho na internet sem soltar um “ÓWWWNNN”. Esse tipo de felicidade instantânea até pode gerar outra reação, chamada de “agressividade fofinha”, que é o instinto Felícia de apertar os animaizinhos até esmagá-los. Acredita-se que essa seja uma resposta do cérebro para pararmos de sobrecarregar nossa mente com coisas muito alegres.

3. Comer chocolate

Para os chocólatras, essa é uma resposta óbvia. Porém, é importante salientar que comer chocolate não apenas aumenta nossa felicidade, como também pode diminuir ligeiramente nossa pressão arterial, sendo benéfico para a saúde. Claro que tudo em pequenas quantidades!

4. Fazer sexo

“Ora, ora, parece que temos um Xéroque Roumes no Mega...”, deve estar pensando um incauto leitor, porém a prática sexual é, sim, comprovadamente animadora. E não precisa sair por aí transando com todo mundo, não: 1 vez por semana já é o suficiente para você recarregar suas energias. Já outras pesquisas dizem que esse efeito dura apenas 24 h. Independente da duração da felicidade, nada mal procurá-la de uma forma tão prazerosa, né?

5. Assistir a documentários sobre a natureza

A BBC lançou uma nova série de documentários sobre a natureza, o “Planeta Terra 2”, e resolveu fazer uma pesquisa de satisfação dos espectadores. Junto com cientistas da Universidade da Califórnia, eles descobriram que os níveis de felicidade de todas as parcelas demográficas de seu público subiram ao ver os programas. E entre as pessoas de 16 a 24 anos, esse incremento de humor foi ainda mais significativo.

6. Ouvir música

Quando ouvimos músicas de que nós gostamos, nosso cérebro libera uma boa quantidade de dopamina, que é o hormônio que domina nosso sistema de recompensa. Se você curte uma música em particular, já deve ter sentido aquele frisson ao ouvi-la: trata-se da dopamina entrando em ação nesse exato momento.

7. Dormir mais

O nosso sistema imunológico é o que mais sente os efeitos de uma noite maldormida, por isso sempre capriche na hora do sono. É nesse período que o corpo descansa e fica pronto para o dia seguinte. E convenhamos: poucas coisas são melhores do que acordar disposto depois de uma noite bem dormida, não acham?