Precisando de ajuda na hora de tomar decisões? Confira esta dica simples!

28/06/2017 às 11:342 min de leitura

Prestar vestibular e começar a estudar alguma coisa ou partir direto para a carreira profissional? Investir em um carro novo ou usar a grana para fazer um curso no exterior? Casar ou comprar uma bicicleta? Quem nunca se sentiu inseguro e sem saber o que fazer na hora de tomar uma decisão que atire a primeira pedra! O fato é que todo mundo passa por momentos de hesitação, incluindo as pessoas mais decididas e confiantes — mas, para aqueles que se veem em apuros, existe um truque bem simples que pode ajudar.

De acordo com Pilar Jericó, do portal El País, se trata de uma técnica chamada “10-10-10”, proposta por Suzy Welch, antiga editora da Harvard Business Review. Segundo Pilar, esse método pode ser útil na hora de avaliarmos as consequências de uma decisão a curto, médio e longo prazo e surgiu da necessidade de Suzy conciliar sua movimentada e bem-sucedida vida profissional com a pessoal.

10-10-10

Basicamente, a técnica consiste em analisar qual será o impacto de determinada decisão dentro dos próximos 10 minutos, 10 meses e 10 anos. Então, tomemos como exemplo a questão — hipotética — que colocamos no início da matéria, sobre “investir em um carro novo ou usar a grana para fazer um curso no exterior”.

Se você comprar um automóvel novo, como você acha que vai se sentir nos próximos 10 minutos? Provavelmente, muito bem! Mas, e nos próximos 10 meses? E depois de 10 anos? E se, em vez de investir em um carro, você usar a grana para fazer um intercâmbio: qual, em sua opinião, será o impacto dessa decisão a curto, médio e longo prazo?

O interessante é que, de acordo com Pilar, pensando bem, se pararmos para analisar todas as pendências que temos nas nossas vidas sob uma nova perspectiva, muitas vezes nos damos conta que a gente tende a exagerar um pouco as coisas e que as decisões nem são tão difíceis como parecem.

Na verdade, de todos os recursos que temos à nossa disposição, o tempo é possivelmente o mais escasso — e aquele que não podemos recuperar depois de perdido. Então, em vez de desperdiçá-lo queimando as pestanas ou adiando decisões, tente aplicar a técnica do “10-10-10” e aumente as suas chances de evitar arrependimentos no futuro.

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter. E você ainda pode conferir todas as novidades em primeira mão através  do nosso aplicativo! Vem com a gente!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: