8 regras de etiqueta essenciais durante refeições chinesas

20/09/2013 às 07:104 min de leitura

Você está prestes a se sentar para uma bela refeição chinesa e, com um gesto aqui e uma mordida ali, de repente você e sua família são submetidos a um mar de vergonha e amaldiçoados com má sorte por várias gerações. “Como um simples almoço pode acabar nisso?”, você poderia se perguntar.

Primeiramente, é preciso entender que comer é uma parte importante da cultura chinesa, seja na hora de comemorar algo, de receber visitas, de socializar ou de fortalecer laços. Dessa forma, se portar corretamente nessas horas é muito importante, já que demonstrar boas maneiras indica uma criação correta e atrai boa sorte.

Já agir de maneira inapropriada é algo que funciona como imã para o azar e que demonstra o quão ruim foi a educação recebida de seus pais. Se você não quer incutir a fúria das mamães-tigre pelo mundo afora, então se ligue nas oito dicas de etiqueta durante refeições chinesas que mostramos a seguir para você.

1 – Onde sentar

Mesmo antes de se sentar para comer, é importante demonstrar o respeito devido ao seu anfitrião e ao convidado de honra. Para fazer isso, basta não ocupar a posição de maior destaque, que em mesas redondas é a cadeira central que tem visão direta da entrada. O segundo local mais importante é à direita do mais importante, o terceiro à sua esquerda e assim por diante. Cabe ressaltar que a pessoa responsável por pagar a conta sempre vai sentar do lado oposto da mesa.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

2 – Como fazer seu pedido

Refeições chinesas geralmente seguem o estilo familiar, no qual todos dividem seus pratos e geralmente uma pessoa fica responsável por fazer o pedido. Ocasionalmente, o anfitrião pode escolher algumas opções e dizer para que cada convidado solicite uma comida adicional. Se é você quem vai fazer o pedido, certifique-se de selecionar uma boa variedade e que o pedido tenha um número par, já que ímpares são reservados para funerais – e isso atrai má sorte.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

3 – Como servir o chá

Mesmo na hora de tomar chá há certa etiqueta a ser seguida. É considerado de boa educação servir àqueles que estiverem ao seu redor. Para isso, você deve segurar a alça do bule com a mão direita e prender a tampa com a esquerda, o que demonstra que você está honrando a pessoa que está servindo – e ainda impede que a cobertura caia. Quando o chá acabar, deixe o recipiente de lado com a tampa parcialmente aberta, o que indica para os garçons que um refil é necessário. Remover totalmente a cobertura é, novamente, imã de azar.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

4 – Como demonstrar gratidão

Se alguém está servindo chá para você, é necessário agradecer verbalmente para demonstrar sua gratidão e boa educação. No entanto, se a conversar estiver fluindo durante a ocasião, falar em voz alta pode interromper o assunto, então para fazer seu agradecimento, você deve juntar seu indicador e dedo do meio, dobrá-los e bater levemente na mesa.

Esse gesto que é ensinado na China desde tempos ancestrais e se baseia em uma história da realeza chinesa. Diz o conto que certa vez o imperador resolveu viajar em segredo pelo país com seus dois ajudantes para ver como iam as coisas. Quando pararam para tomar chá, o regente serviu a todos, o que forçaria os servos a se curvarem em gratidão. Para não acabar com o disfarce, os ajudantes curvaram seus dedos.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

5 – Como usar os palitinhos

Não importa quão difíceis eles sejam de segurar, é preciso aprender a usar os palitinhos (ou hashis) apropriadamente. Esses utensílios são vistos como extensões dos seus dedos, portanto tome cuidado para não apontá-los na direção de outras pessoas, o que é considerado rude. Além disso, nunca deixe seus pauzinhos espetados na comida, uma vez que isso lembra os incensos utilizados pelos chineses para honrar os mortos, o que – você já deve ter adivinhado – atrai azar.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

6 – Como comer sua refeição

Refeições chinesas normalmente são servidas sobre mesas com centro rotatório, de forma a facilitar a alimentação em estilo familiar. Quando uma comida é servida, a pessoa mais velha tem o direito de pegar primeiro antes que ela seja rodada na mesa. É de boa educação pegar apenas uma pequena porção de cada opção para que todos possam experimentar de tudo.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

7 – Como comer peixes

No idioma chinês, a expressão “coma peixe” tem o mesmo som de “fartura” (“yǒu yú”), portanto, esse tipo de alimento é considerado como atrativo de boa sorte. Uma vez que um dos lados do animal marinho tenha sido totalmente comido, nunca vire o peixe para o outro lado.

Esse costume teve início em comunidades pesqueiras da China, onde o animal nadador representa um barco e virá-lo simboliza colocar sua fonte de renda de cabeça para baixo. Por esse motivo, para conseguir comer o outro lado do alimento, basta que você pegue a coluna do peixe com seus palitinhos, a arranque do resto e coloque ao lado do prato.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

8 – Como pagar a conta

Fazer o pagamento da refeição é um costume muito complexo e um dos mais importantes durante refeições. Convidados nunca – JAMAIS – devem dividir a contra com o anfitrião, pois isso indica ou que você acredita que ele não tem condições financeiras para arcar com os custos, ou que você não aceita a hospitalidade oferecida.

Ainda assim, embora o anfitrião deva pagar a conta, os convidados têm que se oferecer para pagá-la algumas vezes – e quanto mais sincero você parecer, melhor. Simplesmente aceitar passivamente que ele pague faz parecer que você não está grato ou que o anfitrião lhe deve alguma coisa. Uma vez que toda essa dança terminar, aceite que ele pague e agradeça honestamente.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

Surpreso com as tradições chinesas? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: