7 simpatias e superstições que talvez você nunca tenha ouvido falar

16/05/2019 às 06:004 min de leitura

Apesar de não fazer muito sentido para alguns e ter um papel muito importante na vida de outros, fato é que temos alguns comportamentos inexplicáveis que carregamos conosco. Afinal, quem aí nunca desviou de um gato preto para evitar o azar ou comeu uvas no Ano Novo para garantir sorte?!

Segundo a definição do dicionário, as simpatias são “ações praticadas supersticiosamente com finalidade de conseguir algo que se deseja”. Já as supertições são “crenças ou noções sem base na razão ou no conhecimento, que levam a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar a confiança em coisas absurdas”. Mas, quem nunca?

Assim como existem simpatias e supertições bastante populares, aquelas que quase todo mundo conhece, também existem alguns costumes que são menos comuns e cultivados por poucas pessoas. Por isso, preparamos essa lista com algumas das simpatias e supertições menos conhecidas. Desde já, estamos com os dedos cruzados, torcendo para que isso não dê azar!

1 – Se despedir de um amigo em uma ponte acaba com a amizade

Fonte da imagem: Shutterstock

Existe uma metáfora que diz que “queimar pontes” é o mesmo que acabar com relacionamentos sem que exista qualquer chance de retomá-los. Nesse sentido, a superstição aproveitou a figura da ponte para dizer que, se você se despedir de um amigo em cima de uma ponte, você nunca mais voltará a vê-lo. A ideia é que você estará quebrando sua ligação com a pessoa e, portanto, destruindo a amizade. Então, na próxima vez em que for se despedir de alguém próximo a uma ponte, certifique-se de atravessá-la por completo antes de dizer tchau.

2 – Não deixe uma vassoura ao lado da cama

Já percebeu como as vassouras são cheias de significados? Além de não poder colocar o objeto atrás da porta em determinadas ocasiões e de ser proibido varrer os pés de uma pessoa (porque então ela nunca se casará), algumas pessoas também dizem que não se pode deixar uma vassoura próximo à cama. Como o objeto está diretamente associado com a figura da bruxa, acredita-se que se uma vassoura for deixada ao lado da cama, espíritos maus entrarão na alma da pessoa enquanto ela estiver dormindo.

3 – Não derrube o pente enquanto estiver penteando os cabelos

Fonte da imagem: Shutterstock

Se você derrubar seu pente ou escova enquanto estiver arrumando os cabelos, a superstição diz que isso é um sinal de um aborrecimento que está a caminho. Pode ser que o descuido indique desde um grande problema até uma situação simples de ser resolvida, mas se você for uma pessoa supersticiosa, é melhor segurar o pente ou a escova com força sempre que for cuidar dos cabelos.

4 – Batatas podem prever o futuro

Se você estiver curioso quanto ao seu futuro, talvez algumas batatas possam ajudar a acabar com a ansiedade. Para isso, é preciso colocar um anel, três moedas de um centavo, um botão, um chaveiro em formato de coração, uma concha e uma chave dentro de um pote com purê de batatas. No escuro, as pessoas que fazem a simpatia “pescarão” um dos objetos com uma colher ou um garfo para descobrir o que o futuro reserva. O anel indica que a pessoa será a primeira a se casar, as moedas significam prosperidade, o botão representa a solteirice, o coração sugere um amor apaixonado, a concha indica grandes jornadas e a chave é um sinal de muito sucesso e poder.

5 – As abelhas e as notícias

Fonte da imagem: Shutterstock

Em algumas culturas, existe a crença de que as abelhas têm um vínculo muito forte com seus criadores, por isso elas não se desenvolvem em um ambiente negativo e acabam fugindo ou morrendo. Ainda existe uma crença comum de que as abelhas precisam ser comunicadas sobre tudo o que acontece na família de seus cuidadores. Antigamente, isso incluía nascimentos, casamentos e qualquer outro evento importante.

Era especialmente relevante avisar a colmeia quando o seu criador falecia. Tradicionalmente isso era feito pela viúva ou pelo filho mais velho, que bateria três vezes com uma chave em cada colmeia e dizia “O chefe está morto!”. Acredita-se que se isso não fosse feito, as abelhas fugiriam ou morreriam. Em alguns lugares, as colmeias eram inclusive cobertas com cetim preto e recebiam pequenas quantidades dos alimentos servidos durante o funeral.

6 – A última fala não pode ser dita

Sabemos que alguns atores têm o hábito de dizer “merda” ou desejar uns aos outros que “quebrem a perna” antes de uma apresentação para trazer sorte. Agora, uma superstição menos conhecida é a de que a última fala do espetáculo não pode ser dita até o dia da estreia. Isso significa que os ensaios são feitos sem que o ator enuncie a tão esperada frase. A explicação é que a fala deve ser dita somente na presença da plateia para que possa receber os aplausos e garantir o sucesso da produção. Caso contrário, acredita-se que a peça será um fracasso.

7 – Gatos pretos trazem sorte para os marinheiros

Fonte da imagem: Shutterstock

Provavelmente você vai se lembrar disso nas próximas vezes em que cruzar com um gato preto. De acordo com uma superstição menos conhecida, esses animais são um símbolo de sorte para os marinheiros e homens que fazem do mar sua moradia. A explicação é que a cor que é associada com o azar e a morte na terra tem o efeito oposto para quem está no mar. A história conta ainda que algumas mulheres que tinham seus maridos enviados em viagens mantinham gatos pretos em casa para trazer sorte para eles enquanto estivessem em alto mar.

* * *

E aí, caro leitor, você já tinha ouvido falar dessas superstições? Ou melhor, você tem alguma superstição inusitada para compartilhar conosco? Cá entre nós, uma vez me disseram que se você presentear alguém com um perfume, você nunca mais verá a pessoa novamente. Desde então, eu nunca mais comprei perfumes para ninguém! Vai entender, né?!

*Publicado originalme em 08/02/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: