Estas fotos vão fazer você entender que pessoas mais velhas são incríveis

14/03/2014 às 04:573 min de leitura

Há algum tempo a incrível jornalista Eliane Brum escreveu, em sua antiga coluna na Época, a respeito da nomenclatura politizada para quem é velho. Segundo ela, a palavra “velho” é a ideal, e “idoso” ou “melhor idade” são formas polidas demais para falar a respeito de quem já tem bons anos de vida. A reflexão de Eliane se deu com a intenção de dizer, de uma vez por todas, que envelhecer é natural.

Velhos não são incapazes, não são crianças, não são pobres coitados. Velhos são apenas pessoas que estão vivas há mais tempo do que quem é jovem. A saúde de alguns exige maior atenção, é verdade, mas e quem é que não deve se preocupar com a própria saúde?

O Fantástico deu início, no último domingo, a uma série que mostra a relação de alguns jovens com pessoas mais velhas. A garotada, por mais absurdo que pareça, tem um quase medo de quem é velho, tem cabelos brancos e já passou dos 80. A verdade é que ter um amigo velho, mas bem velho mesmo, é uma das experiências mais incríveis que qualquer pessoa pode ter.

 Fonte da imagem: Reprodução/Vice

Se você reparar, gente velha já não se preocupa em vestir sapatos e roupas de marca ou que estão na moda. Ao contrário das meninas que sofrem em seus saltos altos, as senhoras da terceira idade desfilam em suas sandálias e sapatilhas confortáveis. Sorridentes, sempre.

Gente velha não tem pressa – repare –, eles andam, comem, falam e fazem as tarefas mais simples de todos os dias com muita calma. Talvez por isso você raramente encontre algum velho estressado. Eles cuidam da alimentação e quase nunca comem muito doce. Divertem-se com os problemas bobos que criam a cabeça dos mais jovens e querem mais é aproveitar a vida, seja na companhia dos filhos, dos netos ou dos amigos.

O velho triste existe, sim, e ele é aquele abandonado, esquecido, deixado de lado, trancafiado em casa ou despejado em um asilo. Se cuidarmos bem de nossos velhos, acabaremos aprendendo coisas valiosas com eles. E, se você ainda duvida da energia desses seres superinteligentes, confira o ensaio divulgado pela Vice, feito com velhos na Romênia, e veja se não está na hora de você mudar um pouco seus conceitos a respeito da terceira idade:

1 – Davies, 74 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

Ele adora andar de bicicleta e acha que os óculos de snowboard protegem mais em casos de possíveis acidentes.

2 – John, 78 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

Faz pose com uma meia na cabeça e lembra que, quando criança, já quis roubar uma loja e usou também a meia para esconder o rosto. O roubo nunca aconteceu.

3 – Lia, 96 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

Gosta de trabalhar em seu jardim e, por isso, escolheu o grande chapéu como aliado.

4 – Elena, 68 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

O reumatismo paralisou suas mãos, mas ela não se incomoda muito. Apaixonada por Metal, a posição dos dedos combina com seu gosto musical.

5 – Jenel, 83 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

O passatempo dele é resolver cubos mágicos.

6 – Otilia, 85 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

Ela é apaixonada por essa lâmpada de plasma.

7 – Maria, 73 anos, e Steliana, 77 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

Elas jogam cartas todos os dias, apostando dinheiro ou bugigangas. As máscaras servem para que uma não veja as expressões da outra.

8 – Calin, 65 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

O colar cervical é necessário por causa de um acidente que sofreu recentemente. Mas nada impede que ele continue correndo e se divertindo com a sua pistola de água.

9 – Doina, 73

Fonte da imagem: Reprodução/Vice

Foram poucos os homens e poucas as mulheres por quem Doina se interessou durante a sua vida. Ela afirma, porém, que ainda há gente interessante por aí.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: