Estudo indica que dá para saber se um homem é inteligente só pelo rosto

25/04/2014 às 09:012 min de leitura

Sabe quando você vê uma pessoa desconhecida e a primeira coisa que você pensa é “poxa, esse cara parece burro”? Então saiba que talvez esse tipo de pensamento não seja só uma questão de preconceito. De acordo com um estudo publicado recentemente pela revista PLoS One, é possível identificar a inteligência de alguém apenas olhando para o seu rosto – mas isso só vale para faces de homens.

A pesquisa envolveu um grupo de 160 estudantes de ambos os sexos e consistiu na análise de fotografias dos rostos de 80 homens e mulheres. Os participantes deveriam classificar cada imagem de acordo com a atratividade e a suposta inteligência dos retratados. Liderados pelo tcheco Karel Kleisner, os pesquisadores da Universidade Charles, de Praga, então compararam a avaliação dos alunos com a pontuação do QI das pessoas nas fotos.

O resultado foi curioso, já que os estudantes identificaram corretamente o nível de inteligência dos homens fotografados, mas não acertaram com relação às mulheres. Embora os resultados para os rostos masculinos pareçam indicar que as pessoas mais inteligentes possuem rostos similares, o fato é que não há relação significativa entre a morfologia do rosto de forma geral e o QI.

Mistérios femininos

Buscando respostas, os pesquisadores desenharam esboços dos traços predominantes nos tipos de rostos que foram identificados como parecendo mais ou menos “jeito de inteligente” do que os outros. Embora os padrões visuais de inteligência tenham sido identificados nas faces masculinas, Kleisner afirma que não é a forma da cara dos homens que causa esse efeito.

Embora os motivos reais ainda não estejam claros para o pesquisador, ele acredita que o resultado pode ter relação com certos atributos específicos, como olhos, o jeito de olhar, o cabelo ou a pele. Por enquanto, os estudiosos têm apenas hipóteses que apontam ou que tais traços se apresentam de forma diferente nas mulheres, ou que ela simplesmente são mais julgadas por sua aparência do que por seu intelecto.

Para solucionar essas questões, a equipe de Kleisner pretende realizar mais estudos na área e apresentar conclusões mais claras no futuro. E vocês, acham mesmo que as mulheres inteligentes são mais difíceis de identificar? Acham mais fácil saber se um homem é burro ou esperto? Deixe sua opinião nos comentários. 

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: