Veja um truque para você nunca mais se esquecer do nome de alguém

27/05/2014 às 10:362 min de leitura

Nosso nome é uma coisa importante. Basta pensar em como você se sente quando encontra um produto com o seu nome ou vê aquelas letrinhas mágicas que identificam você estampadas em algum lugar. Pessoalmente, confesso que já comprei um vinho por impulso só porque vi o meu nome no rótulo...

É por essas e outras que algumas empresas investem pesado em estratégias de marketing que tragam o nome de cada um de seus clientes. Então, se nosso nome é algo tão importante assim, já parou para pensar como uma pessoa – que pode ser você mesmo – se sente quando seu nome não é lembrado?

De acordo com um dos cursos oferecidos pelo Dale Carnegie Training, o som mais importante que uma pessoa pode ouvir em qualquer idioma é o seu próprio nome. Nesse sentido, o curso ressalta que lembrar o nome das pessoas aumenta sua popularidade, ajuda nos negócios e na sua profissão, ajuda a fazer amigos, melhora seus contatos sociais e evita embaraços já que você demonstra interesse nos outros.

Como fazer para se lembrar

Shutterstock

Apesar do nosso nome ser extremamente importante para nós, o nome das outras pessoas é apenas mais uma palavra, o que faz com que o nosso cérebro se esqueça com facilidade. Por isso, se o seu problema é memória, não se preocupe. O material do curso aponta que se lembrar dos nomes das pessoas é uma habilidade como qualquer outra e, por isso, pode ser desenvolvida e fortalecida através de treinos.

Existem várias técnicas para memorizar o nome das pessoas, porém, de acordo com o Dale Carnegie Training, a mais efetiva delas se chama “Imagem Mental”. Esse truque é mais eficaz porque faz com que nossa mente recupere cenas e imagens através de associações que ajudam a memorizar nomes e o que mais você quiser.

Para que a técnica funcione, você precisa gravar bem a fisionomia e o corpo da pessoa e imaginá-la fazendo alguma coisa que possa ser facilmente associada ao seu nome. Dessa maneira, quando você recuperar essa memória, a cena que você imaginou ajudará a lembrar do nome da pessoa em questão.

Na prática

Então, na próxima vez em que você se encontrar com alguém, preste bastante atenção na conversa para poder usar os detalhes para criar a memória que estará associada ao nome. Profissão, características físicas, lugar de origem ou algum traço da personalidade podem ajudar nessa tarefa.

A partir desses detalhes, você pode imaginar uma situação exagerada, repleta de cores e movimento. Quanto mais sem sentido for a memória, maiores são as chances de você se lembrar. Isso porque nossa mente é bombardeada com informações triviais a todo o momento, então temos uma tendência a nos lembrar de coisas que se destacam com mais facilidade. O ideal é que as imagens sejam absurdas o suficiente para nunca acontecerem na vida real.

Vamos supor que você acaba de ser apresentado à Bruna Fujie (nossa querida designer de ascendência nipônica). Para não esquecer o nome dela, podemos imaginá-la tentando escalar o Monte Fuji – lá no Japão – cercado de uma bruma que dificulta sua tarefa. Ou, se você esbarrasse com o Renan Hamann (nosso caro redator do TecMundo), poderia imaginá-lo assistindo He-Man quanto é atropelado por uma rena. Absurdo, não é mesmo?!

Você já pode começar a usar a sua criatividade e praticar esse truque para memorizar o nome das pessoas. Apenas certifique-se de que você entendeu o nome corretamente e não tenha vergonha de perguntar novamente caso não tenha compreendido. E experimente essa técnica para memorizar o que mais você quiser. Treine sua mente e não se esqueça de compartilhar conosco o resultado.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: