6 coisas surpreendentes que podem influenciar seus sonhos

11/07/2014 às 10:573 min de leitura

Os sonhos ainda despertam a curiosidade de muita gente. Há até quem acredite que eles podem predizer o futuro, enquanto para outros, como Freud, os sonhos refletem nossos desejos reprimidos mais secretos.

Seja qual for a ideia que se tem deles, é possível manter parcialmente a consciência e controle durante a fase de sono em que ocorrem os sonhos, principalmente para quem joga video games. Porém, parecia improvável que pudéssemos manipular o tipo de sonho que teríamos – até agora.

Veja abaixo algumas atitudes simples que podem influenciar o tipo de sonho que você terá.

1. Dormir de barriga para baixo estimula sonhos eróticos

Pessoas que dormem com a barriga para baixo são mais propensas a terem sonhos eróticos, em comparação com aquelas que dormem em outras posições. De acordo com um estudo, as pessoas que dormem nessa posição tendem a ficar com falta de ar durante a noite. Devido a isso, essas pessoas sonham estarem praticando sexo selvagem.

Aqueles que dormem em tal posição muitas vezes experimentam sonhos mais picantes, experimentando a sensação de estarem amarrados ou presos de alguma forma e sendo dominados. Outro fato interessante a se notar é que a maioria das pessoas que sofreram tais sonhos relatam, muitas vezes, a participação de uma personalidade famosa.

2. Pesadelos podem ser compartilhados e genes também os influenciam

Gêmeos idênticos podem, geralmente, ter os mesmos interesses e hábitos, mas os cientistas descobriram que a sua base genética é muito mais forte do que qualquer um pode imaginar. É tão forte que ela pode até mesmo fazer você experimentar pesadelos com quase a mesma frequência e semelhança de parentes muito próximos.

Em um grande estudo que envolveu cerca de 2.700 gêmeos idênticos e 4.200 gêmeos não idênticos, os cientistas descobriram que o primeiro grupo são duas vezes mais propensos a terem pesadelos frequentes e parecidos, o que é tanto incrível quanto um pouco assustador.

3. Campo magnético da Terra provoca sonhos estranhos

É possível que o campo magnético da Terra tenha um efeito profundo sobre os sonhos das pessoas. O psicólogo Darren Lipnicki vem registrando seus sonhos por mais de oito anos e concluiu que a atividade geomagnética baixa causa sonhos mais estranhos. Porém, quando a atividade geomagnética foi elevada, os sonhos tendem a ser mais normais e sensatos.

Seus resultados são estritamente anedóticos, mas forneceram o ímpeto para estudos controlados e mais sérios. De fato, sabe-se hoje que temos a mesma capacidade de diversas categorias de animais de “sentir” o magnetismo da Terra (aqui), e pesquisas já estão sendo conduzidas para aumentar as capacidades mentais usando choques e magnetismo (aqui).

4. Televisores branco e preto produzem sonhos sem cores

É difícil imaginar um mundo todo em preto e branco, mas algumas pessoas fazem isso todos os dias em seus sonhos. Um estudo publicado em 2008 pela estudante de psicologia Eva Murzyn, na Universidade de Dundee, mostrou que a televisão que você viu quando era uma criança tem um profundo efeito sobre a cor (ou falta dela) em seus sonhos.

Murzyn descobriu que seus entrevistados com idades entre 55 anos ou mais tinham sonhos sem cor em 20 por cento do tempo, levando-a a acreditar que as crianças que foram expostas a filmes e TV em preto e branco, entre as idades de 3 a 10 anos, são mais propensas a sonhar em escala de cinza ao longo da sua vida.

Outros estudos têm mostrado que, desde a década de 1960, 83 por cento da população sonha em cores, uma linha do tempo que coincide com o advento da TV colorida – e isso levanta a questão sobre o quanto a mídia influencia nosso subconsciente e determina nossas ações conscientes.

5. Queijos diferentes afetam seus sonhos

Isso pode ser um pouco difícil de digerir, mas um estudo descobriu que diferentes tipos de queijos podem afetar seus sonhos. Todos os queijos contêm um aminoácido chamado triptofano, que é útil para normalizar o sono e reduzir os níveis de stress.

Um estudo de 2005 realizado pela British Cheese Board descobriu que os indivíduos que normalmente comiam queijo cheddar sonharam mais com celebridades; as pessoas que comeram queijo Blue (Azul Stilton) tiveram sonhos bizarros. O cheshire deu a melhor noite de sono, porém, raros de ocorrem.

As pessoas que comeram Red Lancashire tiveram sonhos nostálgicos sobre suas famílias e a infância; e os que comeram Azul Lancashire sonharam principalmente sobre o seu trabalho.

6. Audição e olfato podem modificar os seus sonhos

Nossa mente interpreta o ruído que ocorre ao nosso redor enquanto estamos dormindo e tudo isso torna-se parte de nossos sonhos. Isto significa que, por vezes, em nossos sonhos, ouvir um som da realidade que nos cerca é incorporado de uma forma que faça sentido para o nosso subconsciente.

Por exemplo, você pode estar sonhando que você está em um concerto enquanto o seu irmão está tocando uma guitarra durante o seu sono. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que houve uma diferença significativa entre os sonhos de pessoas que ouviram música e as que foram privadas de sons. Aquelas que foram submetidas as melodias relataram ter a música em seus sonhos.

Até mesmo cheiros têm uma influência sobre sonhos. Similar ao ruído, o nosso cérebro interpreta cheiros como um sinal e incorpora-os em seus sonhos. Por exemplo, o cheiro de rosa produziu nas pessoas observadas sonhos agradáveis??, enquanto o cheiro de ovos podres provocou sonhos estranhos.

E você, já teve sonhos repetitivos? Tente comer algo diferente, mudar a posição e até a cama em que você está dormindo.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: