O segredo para adolescentes calmos e educados? Dormir bem

30/09/2014 às 04:492 min de leitura

Nós já falamos aqui no Mega Curioso a respeito da formação do cérebro humano, que só termina de se desenvolver na fase adulta. Alguns pesquisadores acreditam que essa é a causa da rebeldia típica da adolescência.  

Já uma pesquisa divulgada recentemente pelo Alpha Galileo defende a ideia de que uma boa forma de acabar com o comportamento rebelde dos adolescentes é deixar que eles durmam bem. De acordo com o novo estudo, longas horas de sono podem acabar, inclusive, com a preguiça, outro fator relacionado com essa faixa etária.

O trabalho buscou expor também os problemas relacionados à privação de sono em adolescentes. Além disso, a pesquisa concluiu que a otimização da aprendizagem tem relação com o funcionamento biológico do corpo, que tem seu próprio tempo – esse “tempo biológico” é diferente do “tempo social”. É por isso, por exemplo, que algumas pessoas “funcionam melhor” em determinados períodos do dia, por causa do tempo biológico.

Conflitos

Quando tempo biológico e tempo social não estão alinhados, e especialmente quando isso acontece com adolescentes “quando o conflito entre o tempo biológico e social é maior do que em qualquer momento de nossas vidas”, é normal que a reação a essas desordens seja rebelde e exagerada.

A solução para esse conflito seria dormir bem, portanto. A explicação para isso é que o sono-vigília, resultado do equilíbrio dos estados de vigília e sono, é regulado por uma região cerebral conhecida como núcleo supraquiasmático. Durante a adolescência, o relógio biológico muda essa programação cerebral do sono, por isso é quase impossível que um adolescente durma antes das 23 horas.

Solução

É por isso que acordar cedo e ir para a aula é um suplício durante a puberdade: porque acordar cedo é péssimo para quem não consegue dormir cedo. É por isso também que muitos adolescentes estão constantemente de mau humor. Reformular o horário das aulas seria um jeito de melhorar não só o humor desses jovens, mas o aprendizado deles e, inclusive, a saúde.

Muitas evidências mostram que a sincronização dos estudos com o relógio biológico dos adolescentes seria a grande chave para possíveis mudanças comportamentais, melhoras de aprendizado e de humor. Não só os pesquisadores insistem que estudar mais tarde é o ideal como eles afirmam que não há provas de que acordar cedo e ir para a escola seja o método mais eficaz de aprendizagem.

A Força Aérea dos EUA já remodelou alguns de seus horários pensando no relógio biológico de seus integrantes. É por isso que o órgão deixou para mais tarde o treinamento de jovens entre 18 e 19 anos. Na Terra do Tio Sam já há quem defenda reformas mais consistentes nos horários das escolas, para que os adolescentes possam dormir até mais tarde. E aí, será que algo parecido funcionaria aqui no Brasil também?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: