Pesquisa confirma que mau humor e stress são importantes para as mulheres

24/03/2019 às 09:303 min de leitura

Hoje em dia, cada vez mais mulheres têm buscado ajuda profissional para tratar as alterações de humor. Elas acreditam que a tristeza, a raiva, a angústia, entre outros sentimentos do tipo, podem vir por causa da ansiedade, do stress do dia a dia ou de depressão, então procuram um psiquiatra solicitando medicamentos controlados.

Um estudo de 2014 mostrou que, na Inglaterra, cada vez mais mulheres estão tomando antidepressivos. Em 1998, eram cerca de 15 milhões. Hoje, o número chega a mais de 40 milhões. Além disso, dois terços de todos os medicamentos controlados receitados no país são para pessoas do sexo feminino. Mas isso não deveria acontecer.

De acordo com uma pesquisa publicada recentemente, o mau humor é importante para as mulheres. Tudo isso acontece por causa das alterações hormonais no corpo feminino e é através delas que é possível responder ao ambiente, tendo a sensibilidade, intuição, rigidez e flexibilidade bem características delas, adaptando-se ao meio.

Os homens têm níveis hormonais estáveis durante a vida, mas as mulheres estão em constante alteração. Ciclo menstrual, gravidez, menopausa, entre outros fatores, tudo isso afeta diretamente o humor, que serve como uma resposta — ou um feedback — de tudo o que está acontecendo, permitindo que elas administrem suas vidas.

Ah, esses hormônios...

Só quem é mulher sabe realmente dizer o quanto é difícil conviver com as inúmeras alterações hormonais que acontecem quase que diariamente... Em questão de horas, é possível ficar depressiva, feliz, triste, nervosa, ansiosa, angustiada e tantos outros sentimentos difíceis de serem controlados. E isso é apenas o básico.

Essa mesma pesquisa mostrou que o corpo feminino foi projetado para estar sempre em busca de um companheiro. Então, se você é mulher, casada e feliz, mas mesmo assim se pega, de vez em quando, olhando para outros homens e os desejando, não se preocupe, você não está insatisfeita, você está apenas ovulando.

Outra coisa que importa muito é a questão de cheiro. Pode reparar: o número de mulheres que gosta de sexo virtual é muito menor do que a quantidade de homens. Isso porque, online, é impossível sentir o odor do companheiro. E elas preferem aqueles cujo complexo principal de histocompatibilidade (MHC) seja diferente do seu.

E sabe aquela história de que nossas mães encontram coisas que estão praticamente invisíveis aos nossos olhos? Também tem a ver com os hormônios, já que, quando a mulher se torna mãe, os níveis de estrogênio são regulados para que elas possam proteger seus filhos, principalmente para achar alimentos para eles.

As vantagens

Muitas pessoas — principalmente os homens — podem não ver vantagem nenhuma ao se deparar com uma mulher estressada ou deprimida, mas isso é uma questão de sobrevivência. Um exemplo: uma moça preocupada vai manter seus filhos em segurança e estará sempre em busca de suprimentos para manter todos bem e vivos.

E até mesmo a depressão pós-parto, "mal" que afeta muitas mulheres depois que elas dão à luz, pode ter seus efeitos benéficos inclusive para garantir a sobrevivência dos bebês. Os hormônios aumentam também a ansiedade durante e após a gravidez, permitindo que a mãe seja mais cautelosa durante a maior parte do tempo.

Nessa altura do campeonato, você já deve estar imaginando que até a tão temida TPM tem a ver com alterações hormonais, e você está certo. Isso porque os níveis de serotonina caem consideravelmente alguns dias antes da menstruação chegar, e isso resulta em mau humor, nervosismo, irritabilidade e muitas outras coisas.

E o que isso tem de bom? A intuição feminina aumenta, assim como a sensibilidade e a cautela. A TPM também permite que a mulher — e até mesmo o homem — conheça o que acontece com o corpo e dê valor aos efeitos calmantes que a serotonina e o estrogênio dão durante os outros dias do mês. Isso é bacana, não acha?

Permita-se

E se a vontade de chorar vier com força total, não segure. Deixar as lágrimas caírem nada tem a ver com fraqueza, mas sim faz com que você conheça melhor os sentimentos e os momentos que estão sendo vividos. Por causa dos hormônios — ainda eles em ação —, as mulheres choram mesmo mais do que os homens.

Esteja preparada para as mudanças que uma gravidez faz com o seu corpo, já que elas não são apenas físicas. Alterações de humor, novos comportamentos e aprendizagens, aumento da sensação de proteção e cuidados... Nesse caso, o zelo excessivo, o stress, a ansiedade e a preocupação trazem muitos benefícios para você.

Também não se preocupe com a menopausa. Ela apenas encerra um ciclo de altos e baixos por coisas mais consistentes e duráveis. Não se sinta infértil, inútil ou algo do tipo, porque nada disso é verdade. Encare tudo isso como mais uma fase que se encerra e outra que começa, assim como muitas que já aconteceram na sua vida.

E permita-se conviver com todas as alterações hormonais, de preferência sem a ajuda de medicamentos. Conheça os seus sentimentos e domine-os. Saiba os benefícios de ficar triste, preocupada, estressada. O mau humor é uma forma de você se mostrar forte, determinada! E os homens que aprendam a conviver com isso!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: