Quais as características que mais influenciam no poder de atração?

28/12/2016 às 10:014 min de leitura

Muito já se falou sobre a simetria dos rostos humanos, que remetem a um maior poder de atratividade. Mas será que é só isso que conta? Novas pesquisas têm mostrado que não apenas a simetria, como também outros fatores formam a capacidade maior de atração entre as pessoas.

Segundo o The Telegraph, cientistas em Genebra descobriram há outros gatilhos biológicos e evolutivos que estão constantemente nos atraindo para certos indivíduos, mesmo sem percebermos o que está acontecendo. Confira abaixo quais são eles:

1 – Simetria

Simulação do rosto ideal masculino de acordo com a percepção feminina

Sim, como já dissemos anteriormente — e também já foi concluído em vários estudos —, a simetria está no topo do poder de atração. E isso não acontece somente com humanos. Há vários registros de que os animais também se baseiam instintivamente nesse fator ao escolher um companheiro para se reproduzir.

De acordo com os estudos, a simetria facial é a mais importante, revelando que ter um rosto que é igual em ambos os lados seja um anúncio biológico que “informa” potenciais parceiros que bons genes serão encontrados neste corpo.

De acordo com o The Telegraph, a simetria facial também está ligada a afabilidade, extroversão e consciência, de modo que pessoas de boa aparência geralmente têm maior facilidade em fazer amigos e mantenham bons empregos.

Mas não é só a simetria facial que atrai. Algumas pesquisas já demonstraram que mulheres que se uniram com homens com corpos simétricos têm mais orgasmos e aquelas com seios simétricos são mais férteis do que aqueles que não têm tanta simetria.

2 – O comprimento do dedo anelar

Ok, devemos concordar que esse fator é bastante estranho, mas foi comprovado que existe uma relação intrigante entre o comprimento do dedo anelar e os níveis de testosterona que um homem está exposto. Dessa forma, quanto mais longo o dedo anelar é, em comparação com o indicador, mais testosterona estava presente.

E todo mundo sabe que, em se tratando de virilidade, quanto mais testosterona, melhor, pois o hormônio está ligado à fertilidade, com alta contagem de espermatozoides, além de boa saúde cardiovascular e genes melhores. E aqui a simetria também entra, pois pessoas com dedos anelares mais compridos também são propensas a ter os rostos mais simétricos e, portanto, mais atraentes.

Mas, como tudo tem um porém, é bom alertar que as pessoas que tem os dedos anelares mais longos também tendem a serem mais promíscuas, conforme relatou um estudo da Universidade de Oxford. A mesma pesquisa mostrou que aqueles que têm o dedo anelar com um comprimento mais similar aos outros são mais propensos a serem fiéis e buscarem relacionamentos duradouros.

3 – Cabelos loiros

É verdade, as madeixas loiras, tanto em mulheres quanto nos homens, contam pontos na hora da atração. O cabelo loiro e os olhos azuis, combinação tipicamente caucasiana, teriam evoluído entre as tribos do norte da Europa há cerca de onze mil anos atrás.

Com o passar dos séculos, essa característica passou a ser uma vantagem evolutiva. A perda de pigmentação da pele teria permitido a penetração mais profunda da luz ultravioleta necessária para sintetizar vitaminas, que eram essenciais para a boa saúde. Então os aloirados eram mais propensos a serem mais saudáveis ??e a viverem mais.

Os fios dourados também eram vistos como indicadores de juventude e vitalidade sexual. Curiosamente, de fato, as caucasianas geralmente têm níveis de estrogênio ligeiramente mais elevados do que as morenas e são propensas a apresentar características faciais mais finas e infantis, tendo narizes menores, mandíbula inferior mais reduzida, queixo pontudo, ombros estreitos, pele lisa e menos pelos do corpo.

Apesar de tudo isso, um estudo, publicado no Scandinavian Journal of Psychology, descobriu que as morenas e os morenos são geralmente considerados mais atraentes, comprovando que o cabelo castanho era o que fazia mais sucesso. A figura acima mostra como seriam os rostos e cabelos mais atraentes, segundo a pesquisa.

4 – Forma física e formato de rosto

Scarlett Johansson

Assim como o tipo do rosto, comprimento do dedo e cor dos cabelos, obviamente também existe a atração em relação ao formato do corpo. Segundo o The Huffington Post, essas características são baseadas em pistas genéticas que estamos inconscientemente buscando a partir das proporções corporais.

Por exemplo, os homens preferem uma relação cintura-quadril de 07:10 nas mulheres. Ou seja, a largura do quadril e o tamanho dos seios são fatores considerados importantes para a fertilidade, o nascimento da criança, criação, mostrando que há definitivamente uma conexão evolutiva nisso tudo.

Além disso, um IMC (Índice de Massa Corporal) de 20,85 foi determinado como o mais atraente para uma mulher. Para ter uma base, a atriz Scarlett Johansson foi previamente votada como sendo a figura feminina mais atraente e ideal de acordo com esses fatores.

Nikolaj Coster-Waldau, o Jamie Lannister da série de TV Game of Thrones

Já o ideal das mulheres busca, inconscientemente, um homem que tem uma relação cintura-quadril de 9:10 e são atraídas por um parceiro com rosto forte, que possua uma mandíbula poderosa, um queixo largo e uma testa imponente.

Além disso, a atração é maior com relação ao ângulo entre seus olhos e boca, ossos das maçãs proeminentes e até os pelos faciais. Pesquisas têm demonstrado que elas preferem uma barba por fazer mais densa do que o rosto bem barbeado.

5 – Outros fatores

Além desses que você conferiu acima, o cheiro também desempenha um papel importante no que diz respeito à atração humana. Apesar de toda a discussão em torno dos feromônios, os cientistas ainda estão divididos sobre esse assunto. Porém, não há dúvidas de que o olfato é um fator importante na busca por um potencial parceiro.

Algumas pesquisas mostraram que podemos “farejar” através do sistema imunológico uma pessoa cujo os genes são capazes de complementar os nossos, relacionando o odor com bebês mais saudáveis. É claro que o nosso corpo acaba fazendo isso inconscientemente, em um ato instinto-evolutivo.

Outro fator que entra na “lei da atração humana” é a matemática. Sim, rostos matematicamente harmoniosos, que seria também algo como a simetria que falamos anteriormente.

Pessoas com características que estão “matematicamente” na média apresentam um conjunto mais diversificado de genes e melhor saúde reprodutiva, de acordo com os biólogos evolucionistas. Eles dizem que o nosso cérebro faz essa conta sozinho, chegando a uma média em relação aos rostos que vemos no dia a dia.

A média seria, na maioria, da distância entre seus olhos e boca como sendo de 36% do comprimento do seu rosto. E a distância entre os olhos deve ser de 46 % da largura do seu rosto. Segundo os cientistas, a atriz Natalie Portman carrega essas características da média matemática perfeita.

A voz também desempenha um papel importante na atração. De acordo com as pesquisas, homens preferem mulheres com vozes altas e ofegantes, o que é interpretado como vitalidade, pois as vozes das mulheres tendem a ficarem mais baixas à medida que envelhecem.

Já as mulheres preferem uma voz masculina que sinaliza um tamanho de corpo grande, com tom grave, o famoso vozeirão. Em se tratando de bocas e sorrisos, os homens são atraídos por mulheres que sorriem, mas o contrário não acontece. Uma pesquisa mostrou que, apesar das sorridentes fossem vistas como atraentes, os homens que demonstram a mesma característica foram classificados como menos atraentes. Mistérios do comportamento humano.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: