13 formas de se tornar uma pessoa agradável

04/02/2019 às 13:003 min de leitura

Seres humanos são criaturas que frequentemente buscam aprovação. Ficamos felizes se alguém gosta de uma piada que contamos, morremos de alegria se o jantar ficou bom e todo mundo repetiu o prato e, claro, nos sentimos confiantes quando sabemos que as pessoas do nosso convívio vão com a nossa cara. Não importa o tamanho de nosso círculo social: nós sempre queremos ser bem vistos.

Se você acha que está longe de ser uma pessoa agradável, preste atenção nas dicas a seguir. Elas foram retiradas da coluna de Richard Feloni na revista Time. Feloni se baseou nas características listadas pelo escritor Napoleon Hill, que é autor de um grande best seller sobre sucesso e enriquecimento. Hill listou algumas características presentes em pessoas agradáveis. Confira:

1 – Elas têm uma atitude mental saudável e isso é sentido e visto pelos outros

É fácil ser cínico e falar com as pessoas com má vontade ou de maneira grosseira, mas, se você quer que os outros achem você uma pessoa legal, não é isso o que a gente recomenda. Já é comprovado que gente positiva e otimista tem mais sucesso e uma reputação melhor.

2 – Elas falam sempre com um tom de voz amigável

Se alguém grita demais ou constantemente sobe o tom da voz para mostrar que tem razão, essa pessoa não é exatamente alguém com quem todo mundo gosta de conversar. Pessoas que se comunicam bem são aquelas que falam de forma clara, confiante e com um tom de voz amigável, e não intimidador.

3 – Elas mantêm a compostura em todas as situações

Todo mundo se estressa, se irrita, perde a paciência de vez em quando e, inclusive, fica triste. Agora, se você espera que as pessoas à sua volta gostem de você, é melhor manter a compostura e evitar ter rompantes de raiva ou até mesmo de alegria extrema.

4 – Elas têm paciência

Hill nos lembra de que esperar a hora certa de agir coloca qualquer um em vantagem com relação às pessoas mais impacientes. A pressa, além de inimiga da perfeição, como diz o ditado, também costuma estar por trás de atitudes que não tiveram um final feliz.

5 – Elas mantêm a mente aberta

Pessoas que não aceitam críticas, são preconceituosas, mesquinhas e não aceitam outros pontos de vista e argumentos deixam isso transparecer e, consequentemente, não são consideradas muito agradáveis. Aliás, de acordo com Hill, quem tem uma mente fechada geralmente perde oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Fica a dica.

6 – Elas sorriem quando falam com os outros

Sorrir é fundamental, sempre. Faz bem para você mesmo e, agora você já sabe, para suas relações interpessoais. Quando você sorri, as pessoas à sua volta ficam tranquilas e com a guarda baixa.

7 – Elas sabem que nem tudo o que pensam precisa ser dito

Parece até indireta para quem atualiza o status do Facebook a cada dois minutos ou para quem xinga muito no Twitter, mas a verdade é que, de acordo com Hill, pessoas agradáveis não costumam ofender outras pessoas dizendo exatamente tudo o que pensam ou sentem, ainda que tenham razão.

Voltando ao exemplo do Facebook ou dos comentários feitos na internet de maneira geral, é simples: quando você é grosseiro e deixa isso explícito, quem vê de fora vai apenas pensar que você é uma pessoa agressiva e que tem algum problema de autoconfiança para precisar se expressar dessa maneira. Pessoas vistas assim são consideradas agradáveis? É claro que não.

8 – Elas não procrastinam

Deixar tudo para depois passa a imagem de que você é uma pessoa com medo de colocar a mão na massa ou de que não se compromete realmente com nada.

9 – Elas se propõem a fazer pelo menos uma boa ação por dia

Boa ação, aqui, vai desde dar passagem para alguém até surpreender um colega de trabalho com algum mimo. Detalhe: pessoas agradáveis fazem esse tipo de gentileza sem esperar nada em troca. Já é comprovado que pessoas gentis têm relacionamentos interpessoais de ótima qualidade.

10 – Elas sabem lidar com rejeição e fracasso

Se quando alguém corrige alguma coisa feita por você a sua primeira atitude é ficar com raiva e pensar logo em uma maneira de provar que estava certo, temos uma má notícia: talvez os outros não o vejam como uma pessoa muito agradável. Na verdade, se alguém está corrigindo você, seria bacana ver isso como um aprendizado. Ninguém sabe de tudo, e as pessoas que gostam de se mostrar certas o tempo todo são, na verdade, as mais inseguras.

11 – Elas dão atenção à pessoa com quem estão falando

Pessoas agradáveis são atenciosas e, durante uma conversa, dão abertura para que o interlocutor fale à vontade. Elas demonstram interesse pelo que o outro está falando.

12 – Elas sabem valorizar as qualidades das outras pessoas

Aqui, de novo, é preciso frisar a importância da espontaneidade – de outra forma, você vai parecer um “puxa-saco”. Reconheça as coisas legais que os outros fazem, mas sem exagerar nos elogios.

13 – Elas pedem feedbacks às pessoas de confiança

Pessoas agradáveis se preocupam com a imagem que passam e, por isso, frequentemente pedem a opinião sincera daqueles que as conhecem mais de perto. Como aceitam críticas de forma positiva, se têm um feedback de que poderiam melhorar em determinado aspecto, é exatamente isso que farão. Como disse Feloni, as pessoas de sucesso não fingem que são agradáveis. Elas são agradáveis porque se importam com suas condutas e com a imagem que passam aos outros. 

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: