Pessoas excessivamente educadas são mais propensas a trair, diz estudo

02/06/2017 às 02:002 min de leitura

A educação hoje em dia parece ser uma qualidade que poucas pessoas realmente possuem. Quando encontramos alguém muito gentil e educado, nós até nos surpreendemos, não é mesmo? A polidez é sempre vista com bons olhos, mas um estudo pretende provar que pessoas mais refinadas têm uma tendência maior à traição.

estudo de caso de um jogo de estratégia online foi apresentado durante a reunião anual da Association for Computacional Linguistics, realizada em Pequim, na China, em 2015. O game analisado foi o Diplomacy, que, além de possuir um tabuleiro físico, tem uma versão virtual. Nele, as pessoas precisam formar alianças entre países antes da Primeira Guerra Mundial para avançar seus exércitos.

O problema é que essas alianças precisam ser desfeitas em algum momento e é aí que entra a “traição”. De acordo com os pesquisadores, as pessoas mais educadas e polidas foram aquelas que mais apunhalaram seus supostos aliados pelas costas. Já aquelas que têm um linguajar mais chulo possuem uma tendência maior à fidelidade.

Tabuleiro do Diplomacy: versão virtual do jogo que se passa pouco antes da Primeira Guerra Mundial serviu para o estudo sobre a traição

A análise foi comandada pelo cientista da computação Cristian Danescu-Niculescu-Mizil, da Universidade de Cornell, nos EUA. Foram analisadas 249 partidas online de Diplomacy, nais quais houve a troca de mais de 145 mil mensagens entre os jogadores. “Nós todos sabemos que existe traição”, explicou o cientista, “mas encontrar dados relevantes e mensuráveis é realmente difícil”, completou.

Com os dados catalogados, um computador conseguia “prever” com uma precisão de 57% qual seria a próxima estratégia do jogador. Pode parecer uma porcentagem baixa, mas os pesquisadores explicaram que ela é muito acima do que os humanos conseguiriam acertar ou até mesmo esperar de seus “amigos” na partida.

Apesar disso, o estudo ainda precisa ser aprimorado para saberem como aplicá-lo em uma perspectiva que vá além do jogo virtual. A polidez, por exemplo, pode ser uma estratégia de jogo que não se aplique à vida real. Ou será que existe um padrão de comportamento obscuro entre aquelas pessoas mais educadas? Só o tempo dirá.

*Publicado em 28/8/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: