3 pesquisas que mostram como a música influencia o seu comportamento

09/10/2015 às 11:592 min de leitura

Ouvir música é algo extremamente relaxante para a maioria das pessoas. Enquanto muitos acreditam que ela se trata apenas de um hobby, pesquisadores tentam entender como ela pode influenciar a sua vida, as suas decisões e o seu próprio comportamento.

Abaixo, listamos três estudos que mostram que sua vida pode, sim, ser influenciada pelos acordes que você escute:

1. A música pode prepará-lo para o amor

Quem nunca chorou ouvindo uma canção romântica que desafine na primeira estrofe. Um estudo publicado em 2010 mostrou que você fica mais aberto às possibilidades de um romance depois de ouvir uma música considerada romântica.

O estudo foi feito com mulheres entre 18 e 20 anos. Um grupo foi instruído a ouvir músicas consideradas “românticas” pelos pesquisadores, enquanto outro grupo escutou canções “neutras”. Depois disso, elas foram questionadas por um rapaz sobre seu número de telefone, e aquelas do primeiro grupos o forneceram muito mais facilmente que as outras.

Em estudo, mulheres que ouviram músicas românticas deram seu número de telefone mais facilmente do que as que escutaram canções neutras

2. Mas ela também pode prepará-lo para o ódio

Em 2006, uma pesquisa alemã tentou entender como músicas consideradas sexualmente agressivas poderiam impactar nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Os homens que ouviram canções misóginas, ou seja, que denegriam as mulheres, tinham muito mais tendência a descrever o sexo oposto com atributos negativos do que os homens que escutaram músicas neutras.

“Além disso, as músicas com letras ofensivas ao sexo masculino tiveram um efeito semelhante sobre as mulheres que as escutaram”, concluiu o estudo.

Homens usaram adjetivos ruins para descrever mulheres após ouvirem músicas misóginas

3. Dependendo da música, você pode sentir um gosto melhor

Um artigo do British Journal of Psychology, de 2010, mostrou que diferentes tipos de música podem melhorar o seu paladar. A pesquisa foi feita com 250 pessoas que beberam um vinho chileno enquanto ouviam quatro gêneros musicais diferentes.

Quando a música tinha sons mais fortes e poderosos, o sentido das pessoas parecia ficar mais apurado para as “notas” do vinho. Isso diminuiu quando músicas mais calmas e suaves eram tocadas. A conclusão dos pesquisadores é de que os estímulos auditivos podem, sim, influenciar nossos outros sentidos, como o paladar, neste caso.

Sua percepção de gostos pode melhorar dependendo da música que você escuta

***

Você já tinha notado esse poder que as músicas têm? Alguma vez já se sentiu diferente depois de ouvir alguma canção?

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: