11 truques que vão fazer você se dar bem ao conhecer uma pessoa diferente

23/06/2017 às 04:004 min de leitura

Nem todo mundo consegue ter uma primeira conversa com uma pessoa diferente sem tremer, suar frio, gaguejar e ficar com aquela vontade de bater com a cabeça contra a parede. Por inúmeros motivos, algumas pessoas são mais reservadas mesmo e, quando precisam quebrar o gelo e fazer uma entrevista de emprego ou, quem sabe, conhecer uma pessoa do Tinder pessoalmente, a coisa fica feia.

Conseguir se comunicar de maneira efetiva com aqueles que fazem parte da sua vida é fundamental, e se você procura ter sucesso financeiro, saiba que há quem diga que 85% do sucesso que alguém tem com dinheiro não vem necessariamente de conhecimentos e habilidades, mas da conexão certa que se faz com as outras pessoas.

O The Muse publicou recentemente uma lista com pequenos truques de aproximação, que prometem fazer com que uma pessoa não apenas aprenda a ter melhores primeiras conversas, como acabe conseguindo, rapidamente, causar uma boa impressão – é isso que vai determinar se a outra pessoa vai gostar, confiar e respeitar você.  Confira a seguir o passo a passo para o sucesso nas relações interpessoais:

1 – Contenha seus instintos e tente não demonstrar nervosismo

Muita gente se esquece de que, apesar de humanos racionais, somos animais instintivos. É natural, portanto, que diante de uma pessoa nova você tenha reações incomuns: o bom é saber reconhecer as negativas e tentar controlá-las de alguma forma, para evitar que o interlocutor perceba o seu nervosismo.

2 – Respeite os limites

O que é considerado “apropriado” varia de pessoa para pessoa, de cultura para cultura. É importante, nesse sentido, ficar atento à linguagem corporal do seu interlocutor e entender o ambiente no qual você está. Por exemplo: em uma entrevista de emprego, não cumprimente a pessoa com quem está falando com um beijo no rosto; um aperto de mãos é melhor e causa uma boa primeira impressão, principalmente se for firme.

3 – Corresponda às expectativas

Se é a primeira vez que você vê alguém pessoalmente, é possível que já tenha dito alguma coisa a seu respeito anteriormente – no currículo ou nas mensagens do Tinder, por exemplo. Nesse caso, certifique-se de que você foi sincero. Não adianta nada fazer um currículo cheio de informações mentirosas ou usar a foto de outro cara no Tinder – se na hora de conhecer a pessoa, ela já percebe que você mentiu ou que não corresponde às expectativas que criou, é impossível causar uma boa primeira impressão.

4 – Mais linguagem corporal, por favor

A forma como o seu corpo se comporta quando você conhece uma nova pessoa vale mais do que o que você diz a ela. A dica aqui é se portar de maneira amigável, sorrir, manter uma expressão facial simpática e, claro, não se esquecer de fazer contato visual – sem parecer psicopata, de preferência.

5 – Controle suas atitudes e sua energia

Você já deve ter ouvido por aí que determinada pessoa tem uma energia boa ou ruim. Essa ideia de energia tem a ver com as primeiras impressões que você causa quando chega a um novo ambiente. Quem vê você chegando pela primeira vez vai inconscientemente captar algo positivo ou negativo a seu respeito. Pode parecer conselho bobo, mas pensar em coisas positivas a caminho da sua entrevista ou do seu encontro é uma ótima forma de resolver esse problema.

6 – E o humor, vai bem?

As pessoas tendem a gostar mais de gente entusiasmada, confiante e calorosa. Nesse sentido, busque deixar o mau humor e a cara ranzinza em casa. Uma pomba fez cocô na sua cabeça, seu gato comeu resto de lixo e vomitou pela casa, e você percebeu que perdeu dinheiro – não importa o que destruiu seu bom humor; apenas se esqueça do que deu errado e pense que só vai resolver essas questões mais tarde. Exceto pelo cocô da pomba – isso sempre deve ser resolvido imediatamente.

7 – Tem que fazer sentido

Não adianta chegar com um discurso positivo decorado se cruza os braços diante do seu interlocutor ou fica olhando para os lados. Ter um discurso verbal e corporal consistente é o que faz com que você tenha credibilidade.

8 – A boa e velha linguagem sensorial

Se você não é uma pessoa conhecida por saber contar boas histórias, aqui vai uma dica: quando você descreve uma situação usando elementos visuais, sonoros, de velocidade, com texturas e sentimentos, é bem possível que a sua história seja mais interessante de ser ouvida.

9 – Seja curioso, tenha mente aberta e demonstre interesse

Deixar que a outra pessoa fale e que continue falando faz com que as chances de que ela se sinta atraída por você aumentem substancialmente. Nesse sentido, demonstrar interesse significa fazer perguntas, ter uma mente aberta, não julgar o que ouvir e deixar que a conversa flua de uma maneira natural e interessante.

10 – Saiba falar sobre você

É sempre bom ter em mente que resposta dar quando alguém perguntar o que você faz, quais são seus interesses e o que define a sua personalidade. Pode não parecer, mas a resposta que você dá para essa questão é realmente importante se você quer causar uma boa impressão logo de cara. Ter uma resposta na ponta da língua vai demonstrar que você é eloquente e merece confiança.

11 – Valorize ao máximo cada novo encontro/reunião

Você nunca sabe quando uma entrevista de emprego ou uma reunião com novas pessoas vai mudar a sua vida de alguma maneira, mas existe sempre uma chance de que isso aconteça. Nesse sentido, trate cada nova reunião, nova entrevista ou novo encontro como um evento importante e que merece sua total atenção – a boa notícia é quem leu este texto até aqui provavelmente já estava colocando em prática o 11º conselho sem ao menos perceber.

***

E você, tem algum conselho para essas situações? Quer dividir alguma experiência pessoal conosco? O espaço de comentários está aí para isso. Aproveite!

*Publicado em 15/10/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: