publicidade

Você não deve finalizar as suas mensagens de texto com ponto, alerta estudo

09/12/2015 às 13:252 min de leitura

Ao enviar uma mensagem de texto ou durante um bate-papo pelo Facebook ou WhatsApp, por exemplo, você costuma finalizar as suas frases com um ponto final? Nesse caso, talvez seja uma boa ideia você começar a ignorar o impulso de pontuar o que digita quando usa esses serviços — e deliberadamente desobedecer a gramática.

De acordo com Rachel Feltman, do portal The Washington Post, uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Binghamton, de Nova York, apontou que as pessoas que finalizam suas frases com pontos — quando estão batendo papo com os amigos pelo computador ou celular — são percebidas como menos amigáveis e, por conta disso, o conteúdo das mensagens de texto é considerado menos sincero.

Diálogos

Conforme explicaram os pesquisadores, as mensagens de texto são o meio mais comum de comunicação em rede, e a velocidade com a qual elas são trocadas simula as conversas cara a cara. Assim, a pesquisa surgiu a partir da curiosidade de descobrir se o ponto final era capaz de transmitir aspectos presentes nas conversas verbais, como o tom — amigável, triste, agressivo etc. —, as expressões faciais, gestos e o ritmo da fala, por exemplo.

Para realizar os experimentos, os cientistas recrutaram 126 estudantes universitários e mostraram a eles uma série de “conversas” na forma de diálogos escritos à mão e por meio de mensagens de texto.

O conteúdo do material utilizado nos testes consistia em convites seguidos por respostas — e os pesquisadores notaram que, quando essas respostas eram finalizadas com um ponto, elas eram percebidas como sendo menos sinceras pelos participantes. Contudo, o mais curioso é que esse efeito não foi registrado nas notas escritas à mão, mas só nas mensagens de texto.

Ponto.

Segundo os pesquisadores, é como se o ponto final tivesse ganhado vida própria nas mensagens de texto — e deixado de exercer a sua função gramatical. Conforme disseram, como esse tipo de comunicação é desprovido das informações sociais e emocionais que os diálogos cara a cara transmitem, as pessoas passaram usar emoticons, sequências de letras que representam sons e ações — como “rsrs” e “kkk” — e sinais para suprir essa necessidade.

No caso do — coitado do — ponto final, nas palavras dos pesquisadores, “ele se transformou em um ato de guerra psicológica contra os seus amigos”. Um estudo posterior conduzido pelo mesmo grupo de cientistas apontou que as frases terminadas com pontos de exclamação parecem tornar as mensagens mais sinceras. Sendo assim, agora você já sabe como equilibrar o tom das suas conversas, não é mesmo?

Você já cometeu alguma gafe através de mensagens de texto? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: