Medo de falar em público? Confira 5 dicas para superar esse problema

31/01/2019 às 13:022 min de leitura

E além das dicas que nós aqui do Mega Curioso revelamos na animação acima, confira outros conselhos que podem ajudar — e muito — você na hora de enfrentar uma plateia:

1 – Mentalize

A primeira coisa a fazer, antes de encarar o público, é encontrar um local tranquilo e silencioso para relaxar e repassar a sua apresentação mentalmente. Dessa forma, você já vai entrando no clima e se prepara para subir ao palco cheio de energia e confiança.

2 – Organize a sua apresentação

Além de conhecer o conteúdo que você vai abordar detalhadamente, conforme mencionamos na animação, é necessário ter em mente que a plateia decidirá se gosta de você — e se vai ouvir o que você tem a dizer — nos primeiros 30 segundos do seu discurso.

Portanto, é imprescindível conquistar o público nesse primeiro contato e dar um jeito de prender sua atenção, plantando sementinhas com as informações mais importantes que você discutirá ao longo da apresentação. Além disso, os últimos 30 segundos também são muito importantes, pois será quando a plateia decidirá se você mereceu ou não o seu tempo.

3 – Conheça o seu público

Nada melhor do que identificar o seu público para falar a mesma língua que ele! Para ampliar as chances de criar uma conexão com a plateia, tente saber mais sobre ela de antemão, descobrindo informações como o que a motiva e quais são as suas preocupações e expectativas.

Com esse conhecimento em mãos, é possível preparar um discurso que permita a você falar diretamente com o público e que as pessoas sintam que você não está simplesmente tagarelando diante delas, mas que entende sua perspectiva também.

4 – Linguagem corporal

Na animação acima, nós comentamos a respeito da importância de caminhar e distribuir olhares para a plateia e de evitar ficar com os braços cruzados. Pois, de acordo com vários especialistas, uma enorme quantidade de informações é transmitida através dos nossos corpos — e não exclusivamente por meio da fala.

Você pode, por exemplo, começar a caminhar ou mudar de direção quando for apresentar uma informação nova ou, ainda, se inclinar ligeiramente para a plateia, como quem vai contar um segredo, quando for introduzir um dado significativo. Além disso, use as mãos — ao falar de três pontos importantes, indique com os dedos.

5 – Não tenha medo do silêncio

Se você estiver se sentindo nervoso e achar que está perdendo o fio da meada no meio da sua apresentação, não tenha medo de parar por alguns segundos e ficar em silêncio. Aproveite esse tempinho para reorganizar as ideias e retomar o foco. E não se preocupe com a plateia, pois, enquanto eles esperam que você volte a falar, a pausa terá feito com que se crie um sentimento de antecipação e curiosidade com respeito ao seu discurso.

Bônus

Limite o seu tempo

Digamos que você se solta e começa a adorar essa história de dominar o palco e ter uma plateia toda ligada em você! Isso não significa que você deve ficar falando sem parar por tempo indeterminado. A atenção humana tem um limite e, após esse período, todo o trabalho que você teve para criar uma conexão com o público pode ser perdido.

Tente dividir a sua apresentação em blocos de, no máximo, 20 minutos, e intercale esses períodos com perguntas, exibição de gráficos e imagens, mostre um vídeo de apoio ou faça uma piadinha básica. O negócio é interagir com a plateia, criar pausas e reiniciar o ciclo de atenção.

***

*Publicado em 08/03/2016

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: