Você sabe quais são os maiores arrependimentos de quem está morrendo?

02/03/2016 às 10:172 min de leitura

Uma das poucas certezas da vida é que ela, invariavelmente, vai acabar um dia. O problema é que as pessoas não curtem muito pensar sobre o que acontecerá quando o derradeiro dia chegar, nem a respeito de como o tempo que passamos na Terra foi aproveitado. E quase todo mundo — que tem tempo de refletir sobre o assunto — acaba partindo repleto de arrependimentos.

O curioso — ou não! — é que, de acordo com Susie Moore, do portal Greatist, muitos desses arrependimentos são bastante comuns. Uma das pessoas a revelar isso foi a enfermeira australiana Bronnie Ware, que trabalha com pacientes terminais e resolveu escrever um livro listando os cinco maiores arrependimentos que as pessoas relatam sentir quando sabem que estão morrendo, e você pode descobrir quais são eles a seguir:

1 – Não ter tido coragem de viver sem se preocupar com as expectativas dos outros

Com o arrependimento acima, as pessoas se referem ao pesar de chegar ao fim da vida e perceber que tudo o que fizeram foi para agradar os demais, em vez de seguir os próprios sonhos e conquistar as próprias realizações.

2 – Ter trabalhado demais

A maioria das pessoas, quando está morrendo, se arrepende de ter passado tanto tempo no trabalho em vez de aproveitar mais a companhia da família, dos amigos ou simplesmente fazendo coisas que lhes davam prazer.

3 – Não ter tido coragem de expressar o que sentia

Muitas vezes, nós guardamos os nossos sentimentos por medo de magoar ou ofender os demais. Com isso, várias pessoas acabam passando a vida com rancores, ressentimentos e dissabores que poderiam ter sido solucionados, mas que acabam “pesando” no coração — e na alma.

4 – Não ter mantido contato com os amigos

Tudo bem que existem amizades que vêm e vão, mas também acontece de acabarmos perdendo o contato com pessoas queridas por puro descaso — simplesmente por preguiça de telefonar ou de enviar um email, por exemplo. Pois, muitas pessoas no leito de morte se arrependem de ter deixado amizades verdadeiras “escapar” dessa maneira.

5 – Não ter se permitido ser feliz

Segundo Bronnie, este arrependimento é supercomum, e ela explica que muitas pessoas só percebem no finalzinho de suas existências que a felicidade é uma escolha. Por conta do comodismo — ou mesmo por medo de trilhar um novo caminho —, muitos acabam se conformando com as vidas que têm e só se dão conta de que podiam ter realizado muito mais quando já não resta mais tempo.

***

Como você viu, nenhum dos arrependimentos listados tem a ver com a conquista de fortuna, status ou poder. Ao contrário: todos estão relacionados com a realização de sonhos, com o cultivo de amizades e relacionamentos saudáveis e com viver de forma leve.

Agora, com esse conhecimento em mãos, fica mais fácil parar para avaliar uma porção de coisas em nossas vidas — e “consertar” o que for preciso, não é mesmo? E você não sabe por onde começar essa “avaliação” pessoal? De acordo com Susie, as perguntas a seguir podem ajudar:

  • O que é que você mais deseja em sua vida?
  • O que está impedindo você de conseguir?
  • Você já fez algo que exigiu coragem — e pelo qual você acredita que merece reconhecimento?
  • O que faz você se sentir feliz e vivo?
  • Existe algum aspecto da sua vida que merece ser tratado com honestidade, mesmo que isso vá contra as expectativas dos demais?
  • Como fazer com que a sua felicidade se torne a sua principal prioridade?

Você tem algum arrependimento que precisa ser solucionado em sua vida? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: