Homens com voz grossa intimidam rivais, mas não atraem mais mulheres

06/05/2016 às 11:242 min de leitura

Muita gente acredita que a voz grossa dos homens é uma das maiores características de sua masculinidade e que ela é capaz de fazer qualquer mulher ficar apaixonada. Porém, um novo estudo mostra que uma voz masculina mais profunda tem muito mais a ver com a competitividade com outros homens do que como potencial atrativo para as mulheres.

Pesquisadores fizeram uma relação da voz do homem com a de diferentes primatas e seus rituais de acasalamento. Nas espécies em que a diferença dos tons masculinos e femininos é mais marcante, existe uma maior chance de poligamia. Traduzindo: os machos possuem diversas parceiras porque a competição entre eles é maior.

Isso fez os cientistas concluírem que o tom da voz tem um papel importante no desempenho sexual dos animais, mas muito mais por uma questão de competitividade do que de sedução. O ser humano, entretanto, não é tão polígamo quanto seus parentes primatas, mas essa lógica do tom de voz é semelhante.

Voz mais grossa não necessariamente atrai mais mulheres

Afastando outros machos

Outra parte do estudo analisou a sensualidade da voz humana. Foram gravadas as falas de 258 mulheres e 175 homens universitários, que foram ouvidas e avaliadas por mais de 1 mil pessoas. A ideia era saber o quão atraente era a voz escutada nas gravações. Descobriu-se que o tom mais grave dos homens não altera em praticamente nada a percepção ou a atração por parte das mulheres.

Entretanto, essa voz mais profunda tende a intimidar os outros homens. Ou seja, por mais que ela não seja determinante para a atração do sexo oposto, a voz grossa pode, eventualmente, afastar possíveis concorrentes.

A evolução não necessariamente privilegia características mais atraentes. Por exemplo: o pavão possui uma bela cauda para atrair a fêmea, já os homens com barba farta tendem a ter uma aparência dita mais rígida, severa e até mesmo assustadora ou perigosa. Entretanto, a maioria das mulheres prefere esse tipo de homem.

A barba dá uma aparência mais rústica, mas, mesmo assim, atrai mais as mulheres

***

Que tipo de voz você prefere? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: